Sáb. Mai 17th, 2025

Um olhar atento ao tempo que flui


Victor Bandeira*

A 3 de Dezembro de 2022, apareceu num sótão, em Veiros, uma parte do espólio de um sacerdote natural desta localidade, pertença do Padre Miguel Henriques (28.09.1875 – 18.08.1948). O espólio incluía algumas peças de mobiliário, do qual destaco um armário usado para guardar vestes e alfaias litúrgicas.

No interior de uma das portas desse armário, encontrava-se pendurado (por um arame dobrado) um pequeno painel em papel, emoldurado em cartão, que de imediato me chamou a atenção. Todo ele se encontrava manuscrito em latim e a duas cores, preto e vermelho. O título deste painel, “~Orationes” (Orações), encontrava-se a preto mais carregado, assim como o “Ámen”, no final. O corpo do texto apresentava sete subtítulos a cor vermelha, com as respectivas orações redigidas a preto. Percebe-se que este painel é uma espécie de recordatório com todas as orações que o sacerdote deveria fazer, enquanto se preparava e paramentava para a Eucaristia com as várias vestes litúrgicas, havendo orações próprias para os momentos em que lava as mãos, impõe o amicto, veste a alva, coloca o cíngulo, o manípulo, a estola e a casula. Rapidamente se compreende que estas orações eram fórmulas utilizadas antes do Concílio Vaticano II (atendendo a que o amicto e o manípulo estão praticamente em desuso) e que ficaram esquecidas neste armário que apoiava a Capela de Nossa Senhora dos Milagres, pertença do seu fundador, o Padre Miguel Henriques.

Seguidamente, apresentam-se as orações em latim, seguidas da respectiva tradução, tão fiel às palavras quanto foi possível. Nelas se percebe que estes pequenos ritos de investidura e paramentação são ricos de simbolismo, que pretendem afastar do pecado o ministro ordenado, enquanto se preparava para a celebração da Eucaristia. O limpar, branquear, proteger, extinguir… remetem-nos para a proteção da alma, o manter-se puro para a celebração eucarística.

~Orationes | Orações

~Ad lotionem manuum: Da, Domine, virtutem manibus meis ad abstergendam omnem maculam: ut sine pollutione mentis et corporis valeam tibi servire.

Para a lavagem das mãos: Dá, Senhor, força às minhas mãos para limpar toda a mácula: para que eu Te possa servir sem mancha da mente e do corpo.

~Ad Amictum: Impone, Domine, capiti meo galeam salutis, ad expugnandos diabolicos incursus.

Para o Amicto: Coloca, Senhor, na minha cabeça o elmo da salvação para vencer os ataques diabólicos.

~Ad Albam: Dealba me, Domine, et munda cor meum: ut in sanguine Agni dealbatus, gaudiis perfruar sempiternis.

Para a Alva: Branqueia-me, Senhor, e limpa o meu coração: para que, branqueado no sangue do Cordeiro, possa eu desfrutar das alegrias eternas.

~Ad Cingulum: Praecinge me, Domine, cingulo puritatis, et extingue in iumbis meis humorem libidinis; ut maneat in me virtus continentiae et castitatis.

Para o Cíngulo: Cinge-me, ó Senhor, com o cinto da pureza e extingue nos meus rins o fogo da paixão; para que a virtude do autocontrolo e da castidade permaneça em mim.

~Ad Manipulum: Merear, Domine, portare manipulum fletus et doloris: ut cum exultatione recipiam mercedem laboris.

Para o Manípulo: Mereça eu, Senhor, carregar um manípulo de lágrimas e dores; para que eu possa receber com alegria a recompensa do meu trabalho.

~Ad Stolam: Redde mihi, Domine, stolam immortalitatis, quam perdidi, in praevaricatione primi parentis: et quamvis indignus accedo ad tuum sacrum misterium, merear tamen gaudium sempiternum.

Para a Estola: Restitui-me, Senhor, a estola da imortalidade, que perdi na prevaricação dos nossos primeiros pais: e embora indigno me aproxime do teu mistério sagrado, possa ainda merecer a alegria eterna.

~Ad Casulam: Domine, qui dixisti: Jugum meum suave est, et onus meum leve: fac, ut istud portare sic valeam, quod consequar tuam gratiam.

Para a Casula: Ó Senhor, que disseste: O meu jugo é suave e o meu fardo é leve: concede-me que eu possa suportá-lo de tal maneira que possa obter a Tua graça.

Amen.

Actualmente, os ministros que assumem o múnus em várias paróquias não teriam o recolhimento necessário a estes costumes, ritos e orações antigos, dado que, chegando perto da hora da celebração, enquanto se paramentam, aproveitam os momentos prévios para combinar os últimos detalhes da celebração com acólitos, catequistas, leitores, coralistas, sacristão ou com os ministros extraordinários da comunhão, isto após recitações de terços, laudes e/ou vésperas, que, em muitos lados, antecedem as eucaristias.

 


*Victor Bandeira, PhD
Departamento de Biologia e CESAM – Centro de Estudos do Ambiente e do Mar
Universidade de Aveiro