TERTÚLIA À QUARTA

31 de maio – CUFC, 21.30h. FÁTIMA NO SÉCULO OU O SÉCULO DE FÁTIMA 31 MAIO | 21H30-23H00 TERTÚLIAS À QUARTA: FÁTIMA NO SÉCULO OU O SÉCULO DE FÁTIMA, 1917-2017 onde: CUFC org : Comissão Diocesana da Cultura + info: com José Miguel Sardica, Professor da Universidade Católica Portuguesa

Festa da Ascensão do Senhor

Festa da Ascensão do Senhor JESUS ENVIA OS DISCÍPULOS EM MISSÃO UNIVERSAL Georgino Rocha (Texto) Jesus vive momentos decisivos na sua missão. Escolhe um monte na Galileia para o encontro definitivo com os discípulos. Estes ainda têm dúvidas em relação ao acontecimento da ressurreição do Crucificado que agora vive para sempre. Apesar disso, prostram-se em gesto…

Os cem anos de Fátima

Os cem anos de Fátima João César das Neves (texto) António Bracons (fotografia) Este centenário das aparições de Fátima está a ser um momento excelente para a Igreja em Portugal. Ainda os festejos mal começaram, e já temos dois novos santos e uma visita papal, além de um grande movimento de peregrinação, com efeitos em…

ALIANÇA IRREVOGÁVEL

Georgino Rocha (texto) O tema da aliança surge na “Alegria do Evangelho” (EG) no contexto do “diálogo social como contribuição para a paz”. De acordo com esta Exortação Apostólica do Papa Francisco, a evangelização implica também um caminho de diálogo. Neste momento, existem sobretudo três campos de diálogo onde a Igreja deve estar presente, cumprindo…

Solenidade da Ascensão do Senhor (Ano A)

Pe. Franclim Pacheco (texto) Breve comentário O texto do evangelho deste domingo é o final do Evangelho segundo Mateus. Um olhar ao texto mostra-nos que o autor se centra em dois aspectos complementares: a figura de Jesus e o estatuto dos discípulos que são protagonistas da experiência pascal, a única em relação aos «onze». Quando…

UGARIT – Introdução

POR DETRÁS DA BÍBLIA I UGARIT (Introdução) Pe. Júlio Franclim do Couto e Pacheco Ugarit (actual Ras Shamra) foi uma antiga e cosmopolita cidade portuária, situada na costa mediterrânea do norte da Síria, alguns quilómetros ao norte da cidade moderna Lataquia.  Ugarit enviava tributo ao Egipto e mantinha vínculos diplomáticos e comerciais com a antiga Chipre),…

Garantia de Jesus: Vou enviar-vos o advogado defensor

Garantia de Jesus Vou enviar-vos o advogado defensor Pe. Georgino Rocha Jesus está a fazer a sua despedida dos discípulos. Abre-lhes o coração e comunica os sentimentos mais profundos. Conhece bem a situação em que se encontram: tristeza e perturbação, desamparo e orfandade, inquietação e perplexidade. E consigna no seu testamento final: “Não vos deixarei…

VI Domingo da Páscoa (Ano A)

Pe.  Franclim Pacheco (Texto) Breve comentário O texto deste Domingo é tirado das palavras que Jesus dirige aos seus discípulos durante a Última Ceia. Ele está para deixar fisicamente os seus; por isso, quer ensinar aos discípulos como devem comportar-se durante a sua ausência. Sublinha que o amor por ele é algo de concreto, que não…

Virgem do Rosário de Fátima em Ílhavo: apontamentos

Hugo Cálão (Texto) José Ferreira Thedim, 1957 (Imagem – pormenor da imagem da Virgem do Rosário de Fátima Igreja paroquial de Ílhavo) Maio, mês de Maria, mãe de Jesus, rainha dos anjos, estrela da manhã, refúgio dos pecadores, e a nossa mãe do céu. Iniciamos esta rubrica dando destaque à devoção da Virgem Maria em…

Fitas queimadas…

Fitas queimadas… Walter Osswald (Texto) Esta época é marcada pelas festas académicas, que sob designações várias assinalam a (previsível) conclusão do curso superior e a passagem de ano (igualmente previsível) dos estudantes dos anos anteriores. Queimam uns as fitas e ornamentam-se com cartolas; outros orgulham-se de estrear as fitas, enquanto, mais atrasados, contentam-se com o…

Rosto de misericórdia – Padre Abraão da Costa Lopes

PADRE ABRAÃO DA COSTA LOPES Georgino Rocha (Texto) Padre Abraão nasce na cidade de Braga, em 1925, onde vive e trabalha em vários sectores, designadamente como empregado de livraria, já adulto faz estudos nos seminários de Braga, de Aveiro e dos Olivais e vem a ser ordenado presbítero em 1966, por D. Manuel de Almeida…

V Domingo da Páscoa – Ano A

Franclim Pacheco (Texto) Breve comentário O texto deste Domingo é o início do primeiro dos discursos de despedida de Jesus, durante a última Ceia com os seus discípulos. Nos discursos de despedida presentes no Antigo Testamento e na literatura intertestamentária há alguns traços característicos. O que está para morrer despede-se dos seus familiares ou de…

Peça de teatro dedicada a Santa Joana Princesa – obra desconhecida e inédita

19 e 20 MAIO | 21H30 Peça de teatro – «Fracassos da corte» Peça de teatro dedicada a Santa Joana Princesa (obra do século XVII até hoje inédita e nunca traduzida em português) onde: Seminário de Santa Joana Princesa org : Comissão Diocesana da Cultura; Oficina de Teatro «Capitão Grancho; Município de Aveiro + info: Apresentação da primeira…

Festa do Bom Pastor, dia da Mãe

ESCUTAR JESUS QUE ME CHAMA PELO NOME Georgino Rocha (Texto) A cura do cego de nascença provoca uma subida de tensão entre os fariseus e Jesus. A oposição é clara. O povo inclina-se para dar razão ao proceder de Jesus e distanciar-se dos mestres da Lei. A polémica sobe de tom e a linguagem também….

IV Domingo da Páscoa – Ano A

Franclim Pacheco (Texto) Breve comentário O texto do evangelho de S. João proposto para este domingo, o Domingo do Bom Pastor, apresenta-se como um tijolo encaixado numa parede já construída. Imediatamente antes, em Jo 9,40-41, Jesus falava da cegueira dos fariseus. Logo a seguir ao texto de hoje, em Jo 10,19-21, vemos a conclusão da…

O Ressuscitado caminha connosco ao ritmo da vida

Georgino Rocha Jesus persiste em recorrer a mediações humanas para mostrar a novidade da sua vida de ressuscitado, após a morte. Lucas, o narrador do episódio de Emaús, apresenta-o como caminhante junto de dois discípulos que rumavam àquela povoação. Esmorecidos e frustrados. Ao cair da tarde. Ao terminar do dia. Ao chegar a noite. Símbolos…

12 MAIO – FESTA DE SANTA JOANA

12 MAIO FESTA DE SANTA JOANA 09h15 – Compromisso de Cavaleiros e Aias- Investidura de novos Irmãos [Igreja de Jesus]. 10h00 – Eucaristia [Sé de Aveiro], com cortejo litúrgico da Igreja de Jesus. 16h00 – Procissão, com saída da Sé e recolha na Igreja de Jesus após percurso por ruas da cidade. org : Irmandade…

III Domingo da Páscoa – Ano A

III Domingo da Páscoa – Ano A Franclim Pacheco (texto) Breve comentário             O III Domingo da Páscoa apresenta-nos um texto próprio de Lucas, contendo dados tradicionais reelaborados de modo pessoal pelo evangelista para ilustrar a sua doutrina, os seus elementos característicos, a começar pela centralidade de Jerusalém. Trata-se duma perícopa muito significativa para compreender…

Rosto de Misericórdia – DIÁCONO AUGUSTO SEMEDO

Rosto de misericórdia – DIÁCONO AUGUSTO SEMEDO Georgino Rocha (Texto) Augusto Manuel Gomes Semedo nasce em 1936 na Vacariça, Mealhada, vem para Águeda e casa catolicamente com Maria Edite Marques de Castilho Soares, exerce o magistério de professor em vários escalões, vai progressivamente manifestando o seu “interesse” pelo que se passa na sociedade e na…

SALVAÇÃO – “Longo caminho para a Liberdade” II

MANUEL ALTE DA VEIGA (Texto) 9. A natural necessidade de salvação está intimamente ligada à nossa natural INSATISFAÇÃO – provocada desde o mais leve mal-estar até ao extremo sofrimento. Por um lado, a insatisfação gera curiosidade, criatividade, aventura, dedicação ao bem-estar da sociedade… bem como à “sede de Deus” (religião natural); por outro lado, leva…

Domingo da Divina Misericórdia

JESUS ESTÁ VIVO NO MEIO DE NÓS Georgino Rocha (Texto) Jesus ressuscitado realiza várias iniciativas para desvendar aos discípulos, e por eles, a toda a humanidade, a novidade do seu ser e do seu agir. Encontros pessoais e comunitários, marchas e refeições, diálogos e provações. Presenças surpreendentes, ausências súbitas e apresentação das cicatrizes da paixão….

Missa e concerto de Páscoa

Missa “Misericordias Domini”, Op.192 (Josef Gabriel Rheinberger, 1839-1901) Interpretação: Coro da Catedral de Aveiro; António Mário Costa, dir. Data: 22.4.2017 Hora: 16h00 Local: Fonte de Angeão, Vagos, igreja matriz Observações: Entrada gratuita

SALVAÇÃO – “Longo caminho para a Liberdade” I

MANUEL ALTE DA VEIGA (Texto) 1, O conceito bíblico de salvação enraíza-se nas experiências e situações concretas: libertação de um perigo mais ou menos grave, da prisão, da escravatura, de um erro judiciário, de uma batalha (sobretudo de ser vencido). 2, A nação inteira também se sente necessitada de salvação, como se vê particularmente nos…

QUE MAL FIZ EU A DEUS? – cinema em família

21 ABRIL | 21H30 Onde:    Auditório do Seminário de Santa Joana Princesa Organização:   Movimento das Equipas de Nossa Senhora (Aveiro 1), Seminário de Santa Joana Princesa + info:    Entrada com partilha livre com uma instituição de promove a interculturalidade e imigração

ALEGAÇÃO DE JUDAS NO PROCESSO DE JESUS

Georgino Rocha (Texto) Eu, Judas Iscariotes, filho de Simão, quero fazer a minha alegação final sobre o meu envolvimento no proceeso da Jesus de Nazaré, em que participei activamente na fase da prisão seguida de condenação. Este forte desejo ocorre-me depois de tomar a decisão de pôr termo à vida, tal a intensidade da dor…

DOMINGO DE PÁSCOA DA RESSURREIÇÃO DO SENHOR

DOMINGO DE PÁSCOA DA RESSURREIÇÃO DO SENHOR Franclim Pacheco (Texto) Breve comentário             Logo após a narração da paixão de Jesus que se conclui com a sua sepultura e com o cuidado dos sumos sacerdotes em colocarem guardas no sepulcro para impedir que os discípulos lavassem o seu corpo, o evangelista passa para o primeiro…

Arte e espiritualidade

A Beleza da Virgem Maria Jorge Pires Ferreira D. João Marcos Paulus Editora | 2017 | 120 páginas     D. João Marcos, atual bispo de Beja, elaborou 12 catequeses sobre a Virgem Maria a pensar no Centenário das Aparições de Fátima, mas principalmente para que os cristãos conheçam e amem a sua Mãe. “E…

Domingo de Ramos (Ano A)

Franclim Pacheco (Texto) António Bracons (Foto) fasciniodafotografia.wordpress.com                        Breve comentário                 Para Mateus o centro da actividade de Jesus é a Galileia, Jerusalém é a cidade da rejeição, o povo que prepara a cruz para ele. A chave de leitura da entrada de Jesus em Jerusalém…

ROSTOS DE MISERICÓRDIA

ALICE CAVADINHA MAGALHÃES E ARMÉNIO ALVES DA COSTA Georgino Rocha Alice Cavadinha Magalhães e Arménio Alves da Costa nascem no Brasil, respectivamente no Rio de Janeiro e em Belém no início do século vinte, filhos de emigrantes do Porto, vêm depois para Portugal com as suas famílias, conhecem-se e casam, e vão morar para S….

CARTA ABERTA A LÁZARO DE BETÂNIA, AMIGO DE JESUS

Georgino Rocha (Texto) António Bracons (Foto)   fasciniodafotografia.wordpress.com                    Senhor Lázaro Desculpe a minha ousadia, mas tenho necessidade de expressar os meus sentimentos a propósito do seu reviver a pós a morte. O Evangelho de João faz um belo relato, mas não regista nenhuma palavra sua. Indica apenas atitudes….

A RECONCILIAÇÃO, VIA EFICAZ PARA SANAR RUPTURAS

Georgino Rocha (Texto) António Bracons (Foto) fasciniodafotografia.wordpress.com                          A relação humana tende sempre ao bem maior, a partir das diferenças legítimas. Surgem, por isso, tensões salutares e, por vezes, rupturas que ferem e isolam. Um olhar à história e um observar a experiência oferecem-nos…

A Economia de Francisco

João César das Neves (Texto) António Bracons (Foto) fasciniodafotografia.wordpress.com                         «Esta economia mata!» (Evangelii Gaudium 53). Frases como esta colocaram o papa Francisco no centro dos debates económicos recentes.Temos muitas forças políticas reivindicando apoio papal, enquanto outras o atacam como inimigo. Estará o Papa…

O plano inclinado

Walter Osswald (Texto) António Bracons (Foto) fasciniodafotografia.wordpress.com                    As recordações que do estudo secundário me deixou o plano inclinado não são agradáveis; nas aulas de Física servia para elaboração de problemas que me deixavam sempre perturbado: com um ângulo de X graus, um plano é percorrido por…

EU FUI, LAVEI-ME E COMECEI A VER

Georgino Rocha (texto) António Bracons (Foto) fasciniodafotografia.wordpress.com                   A clareza da afirmação deixa perceber a grandeza do acontecido. A simplicidade da resposta reenvia o sentido da pergunta. A brevidade da frase indicia o início de um longo processo. A cura do cego operada por Jesus de Nazaré manifesta…

RELAÇÕES HUMANAS NA IGREJA

Georgino Rocha (texto) António Bracons (Foto) fasciniodafotografia.wordpress.com                    As relações humanas na Igreja têm uma originalidade única que não anula a riqueza das outras formas, mas lhes abre um horizonte novo e constitui uma realidade de excelência, qualitativamente original. São fruto da novidade que Jesus Cristo introduz…

RAINER MARIA RILKE (1875-1926) E A MORTE

Manuel Alte da Veiga (Texto) António Bracons (Foto) fasciniodafotografia.wordpress.com                          (Excerto de uma carta ao seu tradutor polaco Witold von Hulewikz) (Pessoalmente, considero uma das perspectivas mais profundamente humanas sobre o significado do cruzamento e implicação constantes entre morte e vida, do ponto de vista de…