Admirados com a resposta de Jesus. Aprecia!

ADMIRADOS COM A RESPOSTA DE JESUS. APRECIA! Pe. Georgino Rocha A figura e a inscrição na moeda que os fariseus mostram a Jesus constituem o ponto de partida para o ensinamento que o Evangelho de hoje nos transmite. (Mt 22, 15-22). As autoridades queriam desforra pelos desafios que as atitudes de Jesus lhes lançavam. Haviam…

O BELO HORRÍVEL DA TRAGÉDIA

O BELO HORRÍVEL DA TRAGÉDIA  Comissão Diocesana da Cultura – Aveiro A onda que varreu certas regiões do País marca a nossa realidade com cenas dantescas em que o belo e o horrível tomam rosto e deixam marcas profundas. Aos factos, junta-se o coro de vozes que repercutem o acontecido e o pintam com as…

XXIX Domingo do Tempo Comum (Ano A)

Pe. Franclim Pacheco Breve comentário O Evangelho de Mateus tem apresentado as controvérsias de Jesus com os diversos grupos religiosos, particularmente os chefes dos sacerdotes e anciãos do povo. O texto deste domingo apresenta-nos dois grupos diferentes, fariseus e herodianos, que passam ao ataque, dirigindo-se a Jesus com uma pergunta capciosa: «É lícito ou não…

Padre Arménio – Músico. A sua relação com os órgãos de Aveiro [4]

No 20.º aniversário da Morte do Pe. Arménio Padre Arménio – Músico. A sua relação com os órgãos de Aveiro [4] Domingos Peixoto Uma formação profissional no Conservatório e na Universidade           Aproveitando a criação do Conservatório Regional de Aveiro em 1960, o Pe. Arménio decide prosseguir e aprofundar a sua formação musical, juntamente com ilustres…

Mesopotâmia: Leis e Códigos 1 – Código de UrNammu

POR DETRÁS DA BÍBLIA  III Mesopotâmia: Leis e códigos 1 – CÓDIGO DE URNAMMU Pe. Júlio Franclim do Couto e Pacheco Leia, aqui, o Código de UrNammu             A Bíblia, nos cinco primeiros livros ou Pentateuco, apresenta uma série de leis referentes a todos os aspectos da vida singular, familiar e tribal do povo de hebreu, a que…

Uma Questão de Humildade

Modos de interacção entre ciência e religião Uma Questão de Humildade Miguel Oliveira Panão Um dos embates quando procurava dialogar com os não-crentes era ficar a saber como é forte a sua convicção de saberem bem quem é o Deus que rejeitam. Para mim foi um embate porque se me perguntassem quem Deus é, a…

ABC do Ecumenismo III/IV

ABC do Ecumenismo III/IV Jorge Pires Ferreira Justificação – A questão da justificação pela fé (ou salvação) foi o ponto teológico mais importante da reforma luterana. Lutero dizia que era “o primeiro e principal artigo”. Na questão da salvação, os luteranos realçavam a absoluta primazia de Deus (a fé), enquanto os católicos acentuavam a cooperação…

Rosto de misericórdia: Armanda Couto Nogueira

ROSTO DE MISERICÓRDIA ARMANDA COUTO NOGUEIRA Pe. Georgino Rocha Armanda Couto Nogueira (no texto designada por Armanda) nasce em Veiros, Estarreja, a 2 de Março de 1929, no seio de uma família arreigadamente cristã. O pai é moliceiro de profissão e a mãe doméstica, e marcam profundamente a formação da sua filha. O ambiente da ria…

A Alegria do Amor dá novo impulso à família

A ALEGRIA DO AMOR DÁ NOVO IMPULSO À FAMÍLIA Pe. Georgino Rocha O apelo chega de Boston, Estados Unidos, onde o cardeal de Chicago, Blase Cupich, e o teólog jesuíta, James Keenan, promovem um Congresso sobre o novo impulso que a exortação do Papa Francisco “A Alegria do Amor” quer dar à Igreja e à sociedade….

Lançamento do livro “História do Ensino da Doutrina Cristã na Escola”

Lançamento do livro “História do Ensino da Doutrina Cristã na Escola” No dia 13 de outubro de 2017, sexta-feira, será lançado, no CUFC (Centro Universitário Fé e Cultura), pelas 21h00, o livro “História do Ensino da Doutrina Cristã na Escola”, da autoria do Pe.  José Belinquete. Com a presença do Sr. Bispo, a apresentação será feita por Sebastião…

XXVIII Domingo do Tempo Comum (Ano A)

Pe. Franclim Pacheco Breve comentário Após a parábola dos vinhateiros homicidas, em que Jesus termina afirmando: «Ser-vos-á tirado o Reino de Deus e será dado a um povo que produzirá os seus frutos», os chefes dos sacerdotes e os fariseus perceberam que se referia a eles. Procuravam prendê-lo, mas tiveram medo das multidões, pois elas…

Rosto de misericórdia: João Almiro

ROSTO DE MISERICÓRDIA JOÃO ALMIRO DE MELO MENESES E CASTRO Pe. Georgino Rocha João Almiro de Melo Meneses e Castro (de agora em diante João Almiro) nasce no seio de uma família cristã, a 24 de Junho de 1926, em Canas de Santa Maria, Tondela. Tem vários irmãos. O pai era médico e exercia uma…

Padre Arménio – Músico. A sua relação com os órgãos de Aveiro [3]   

No 20.º aniversário da Morte do Pe. Arménio Padre Arménio – Músico. A sua relação com os órgãos de Aveiro [3] Domingos Peixoto           A formação musical no Seminário (cont.)           Já radicado em Aveiro, em 1954 o Pe. Arménio deixou o Seminário Conciliar de Braga e a conceituada escola de música bracarense[1], para prosseguir os…

Dai-lhes vós mesmos de comer – CARTA E PROGRAMA PASTORAL 2017/18

DAI-LHES VÓS MESMOS DE COMER (CARTA E PROGRAMA PASTORAL 2017/18) Introdução [1] O nosso Plano Pastoral incidiu, no último triénio, nas virtudes teologais. A fé, a esperança e a caridade caminham juntas. A fé mostra-nos o Deus que entregou o seu Filho por nós e assim gera em nós a certeza vitoriosa desta grande verdade:…

Museu de Aveiro é um dos 10 melhores de Portugal

Museu de Aveiro é um dos 10 melhores de Portugal O Museu de Aveiro foi eleito como o oitavo melhor de Portugal, de acordo com Travelers’ Choice Awards, prémios selecionados anualmente com base no feedback de milhares de membros da TripAdvisor, uma página eletrónica internacional especializada em viagens e turismo. Os dez museus portugueses eleitos…

Aveirense ilustre – Manuel Freitas, fundador do Museu do Ouro

Aveirense Ilustre Manuel Freitas, fundador do Museu do Ouro Cardoso Ferreira (Textos) Natural de Requeixo, no ano de 1940, Manuel Rodrigues Freitas fixou residência em Viana do Castelo, cidade geminada com Aveiro, onde se notabilizou como ourives e fundador do Museu de Ourivesaria Tradicional Portuguesa. Manuel Rodrigues de Freitas nasceu em Requeixo, concelho de Aveiro,…

Dar bons frutos na vinha do Senhor

DAR BONS FRUTOS NA VINHA DO SENHOR Pe. Georgino Rocha Jesus encontra-se, em Jerusalém, na esplanada do Templo. Vive dias de enorme tensão. Os adversários apertam o cerco para o eliminar. Só o medo da reacção popular serve de contenção. A vinha, figura bem conhecida pelos ouvintes, constitui ponto de partida para nova mensagem, directa…

Rostos de misericórdia – Maria Antonieta e Joaquim de Mendonça

ROSTOS DE MISERICÓRDIA MARIA ANTONIETA E JOAQUIM DE MENDONÇA Pe. Georgino Rocha Maria Antonieta dos Santos Cabral de Mendonça e Joaquim Arnaldo da Silva Mendonça casam a 8 de Dezembro de 1951 – dia de Nossa Senhora da Conceição, de quem eram muito devotos – na Sé velha de Coimbra. Foram pais de 6 filhos –…

XXVII Domingo do Tempo Comum (Ano A)

Pe. Franclim Pacheco Os interlocutores de Jesus continuam a ser os mesmos do domingo passado: príncipes dos sacerdotes e anciãos do povo, no fundo os representantes do culto e do povo. A parábola apresentada neste Domingo parte duma imagem bem conhecida dos ouvintes de Jesus e dos leitores de Mateus. O dado inicial da vinha…

Padre Arménio – Músico. A sua relação com os órgãos de Aveiro [2]

No 20.º aniversário da Morte do Pe. Arménio Padre Arménio – Músico. A sua relação com os órgãos de Aveiro [2] Domingo Peixoto A formação musical no Seminário           Os Seminários forneciam aos futuros padres uma formação musical abrangente para a prática do canto litúrgico e, na medida do possível, do acompanhamento no instrumento então generalizado,…

ABC do Ecumenismo II/IV

ABC do Ecumenismo II/IV Jorge Pires Ferreira Evangélicos – Por vezes, toma-se “evangélicos” como sinónimo de “protestantes”, mas tal equiparação não está correta. Ou melhor, nos países germânicos, “evangélicos” designa os protestantes no seu conjunto. Mas nos países de língua inglesa (e por extensão nos outros países) “evangélicos” e “evangelismo” designa uma corrente nascida no…

Pergunta Jesus: ‘Qual dos dois faz a vontade do Pai?’

Pergunta Jesus: ‘QUAL DOS DOIS FAZ A VONTADE AO PAI?’ Pe. Georgino Rocha Jesus recorre à pergunta fechada para envolver os que o seguiam e vigiavam e não os deixar apenas como ouvintes indiferentes ou críticos. Tem consigo a elite de Jerusalém que vivia do templo e para o templo, designadamente os sumos-sacerdotes, os escribas…

D. Manuel Martins: Vida que é farol

D. Manuel Martins: Vida que é farol Pe. Georgino Rocha A notícia do falecimento do bispo de Setúbal, como gostava de ser chamado D. Manuel Martins, faz vir a público a elevada estima e admiração que granjeou ao longo da sua vida na realização da missão pastoral. As vozes que se ergueram referem, com frequência,…

Vaticano: «Nobel da Teologia» para o compositor estónio Arvo Pärt

Entrega do «Prémio Ratzinger» marcada para 18 de novembro Cidade do Vaticano, 26 set 2017 (Ecclesia) – O Vaticano anunciou hoje que o compositor estónio Arvo Pärt, cristão ortodoxo, é um dos três vencedores da 7ª edição do ‘Prémio Ratzinger’, considerado o ‘Nobel’ da Teologia. Arvo Pärt, membro do Conselho Pontifício da Cultura (Santa Sé)…

Tens inveja por eu ser bondoso?

TENS INVEJA POR EU SER BONDOSO? Pe. Georgino Rocha Esta pergunta é feita pelo dono da vinha que mostra a sua bondade ao pagar por igual aos trabalhadores contratados. Os queixosos começam a murmurar e questionam abertamente o seu proceder. Aduzem diferenças de horário e de condições do tempo variáveis ao longo da jornada. E…

XXVI Domingo do Tempo Comum (Ano A)

Pe. Franclim Pacheco Breve comentário             O texto deste domingo é a continuação do diálogo-confronto entre Jesus e os sumos-sacerdotes e anciãos do povo que o interrogam acerca da sua autoridade para ensinar no Templo, após a sua entrada triunfal em Jerusalém e a poucos dias da sua morte. Verificamos uma tensão crescente nos diálogos…

Padre Arménio – Músico. A sua relação com os órgãos de Aveiro [1]   

No 20.º aniversário da morte do Pe. Arménio           Padre Arménio – Músico. A sua relação com os órgãos de Aveiro [1] Domingos Peixoto           Nota prévia “O Pe. Arménio será sempre uma presença na Igreja de Aveiro pelo muito que Deus lhe deu e ele deu à Diocese”[1].           Há 20 anos que o Pe….

Divorciados recasados pedem à Igreja a bênção de Deus

DIVORCIADOS RECASADOS PEDEM À IGREJA A BÊNÇÃO DE DEUS Pe. Georgino Rocha “Não deixa de ser estranho que a Igreja no seu Ritual de Bênçãos contemple tanta diversidade de pessoas, de animais e de coisas e mostre relutância em atender o pedido de divorciados recasados que as desejam para a sua nova situação”, diz-me um amigo…