TERTÚLIA À QUARTA

31 de maio – CUFC, 21.30h. FÁTIMA NO SÉCULO OU O SÉCULO DE FÁTIMA 31 MAIO | 21H30-23H00 TERTÚLIAS À QUARTA: FÁTIMA NO SÉCULO OU O SÉCULO DE FÁTIMA, 1917-2017 onde: CUFC org : Comissão Diocesana da Cultura + info: com José Miguel Sardica, Professor da Universidade Católica Portuguesa

III Domingo da Páscoa – Ano A

III Domingo da Páscoa – Ano A Franclim Pacheco (texto) Breve comentário             O III Domingo da Páscoa apresenta-nos um texto próprio de Lucas, contendo dados tradicionais reelaborados de modo pessoal pelo evangelista para ilustrar a sua doutrina, os seus elementos característicos, a começar pela centralidade de Jerusalém. Trata-se duma perícopa muito significativa para compreender…

Rosto de Misericórdia – DIÁCONO AUGUSTO SEMEDO

Rosto de misericórdia – DIÁCONO AUGUSTO SEMEDO Georgino Rocha (Texto) Augusto Manuel Gomes Semedo nasce em 1936 na Vacariça, Mealhada, vem para Águeda e casa catolicamente com Maria Edite Marques de Castilho Soares, exerce o magistério de professor em vários escalões, vai progressivamente manifestando o seu “interesse” pelo que se passa na sociedade e na…

SALVAÇÃO – “Longo caminho para a Liberdade” II

MANUEL ALTE DA VEIGA (Texto) 9. A natural necessidade de salvação está intimamente ligada à nossa natural INSATISFAÇÃO – provocada desde o mais leve mal-estar até ao extremo sofrimento. Por um lado, a insatisfação gera curiosidade, criatividade, aventura, dedicação ao bem-estar da sociedade… bem como à “sede de Deus” (religião natural); por outro lado, leva…

Domingo da Divina Misericórdia

JESUS ESTÁ VIVO NO MEIO DE NÓS Georgino Rocha (Texto) Jesus ressuscitado realiza várias iniciativas para desvendar aos discípulos, e por eles, a toda a humanidade, a novidade do seu ser e do seu agir. Encontros pessoais e comunitários, marchas e refeições, diálogos e provações. Presenças surpreendentes, ausências súbitas e apresentação das cicatrizes da paixão….

Missa e concerto de Páscoa

Missa “Misericordias Domini”, Op.192 (Josef Gabriel Rheinberger, 1839-1901) Interpretação: Coro da Catedral de Aveiro; António Mário Costa, dir. Data: 22.4.2017 Hora: 16h00 Local: Fonte de Angeão, Vagos, igreja matriz Observações: Entrada gratuita

SALVAÇÃO – “Longo caminho para a Liberdade” I

MANUEL ALTE DA VEIGA (Texto) 1, O conceito bíblico de salvação enraíza-se nas experiências e situações concretas: libertação de um perigo mais ou menos grave, da prisão, da escravatura, de um erro judiciário, de uma batalha (sobretudo de ser vencido). 2, A nação inteira também se sente necessitada de salvação, como se vê particularmente nos…

QUE MAL FIZ EU A DEUS? – cinema em família

21 ABRIL | 21H30 Onde:    Auditório do Seminário de Santa Joana Princesa Organização:   Movimento das Equipas de Nossa Senhora (Aveiro 1), Seminário de Santa Joana Princesa + info:    Entrada com partilha livre com uma instituição de promove a interculturalidade e imigração

ALEGAÇÃO DE JUDAS NO PROCESSO DE JESUS

Georgino Rocha (Texto) Eu, Judas Iscariotes, filho de Simão, quero fazer a minha alegação final sobre o meu envolvimento no proceeso da Jesus de Nazaré, em que participei activamente na fase da prisão seguida de condenação. Este forte desejo ocorre-me depois de tomar a decisão de pôr termo à vida, tal a intensidade da dor…

DOMINGO DE PÁSCOA DA RESSURREIÇÃO DO SENHOR

DOMINGO DE PÁSCOA DA RESSURREIÇÃO DO SENHOR Franclim Pacheco (Texto) Breve comentário             Logo após a narração da paixão de Jesus que se conclui com a sua sepultura e com o cuidado dos sumos sacerdotes em colocarem guardas no sepulcro para impedir que os discípulos lavassem o seu corpo, o evangelista passa para o primeiro…

Arte e espiritualidade

A Beleza da Virgem Maria Jorge Pires Ferreira D. João Marcos Paulus Editora | 2017 | 120 páginas     D. João Marcos, atual bispo de Beja, elaborou 12 catequeses sobre a Virgem Maria a pensar no Centenário das Aparições de Fátima, mas principalmente para que os cristãos conheçam e amem a sua Mãe. “E…

Domingo de Ramos (Ano A)

Franclim Pacheco (Texto) António Bracons (Foto) fasciniodafotografia.wordpress.com                        Breve comentário                 Para Mateus o centro da actividade de Jesus é a Galileia, Jerusalém é a cidade da rejeição, o povo que prepara a cruz para ele. A chave de leitura da entrada de Jesus em Jerusalém…

ROSTOS DE MISERICÓRDIA

ALICE CAVADINHA MAGALHÃES E ARMÉNIO ALVES DA COSTA Georgino Rocha Alice Cavadinha Magalhães e Arménio Alves da Costa nascem no Brasil, respectivamente no Rio de Janeiro e em Belém no início do século vinte, filhos de emigrantes do Porto, vêm depois para Portugal com as suas famílias, conhecem-se e casam, e vão morar para S….

CARTA ABERTA A LÁZARO DE BETÂNIA, AMIGO DE JESUS

Georgino Rocha (Texto) António Bracons (Foto)   fasciniodafotografia.wordpress.com                    Senhor Lázaro Desculpe a minha ousadia, mas tenho necessidade de expressar os meus sentimentos a propósito do seu reviver a pós a morte. O Evangelho de João faz um belo relato, mas não regista nenhuma palavra sua. Indica apenas atitudes….

A RECONCILIAÇÃO, VIA EFICAZ PARA SANAR RUPTURAS

Georgino Rocha (Texto) António Bracons (Foto) fasciniodafotografia.wordpress.com                          A relação humana tende sempre ao bem maior, a partir das diferenças legítimas. Surgem, por isso, tensões salutares e, por vezes, rupturas que ferem e isolam. Um olhar à história e um observar a experiência oferecem-nos…

A Economia de Francisco

João César das Neves (Texto) António Bracons (Foto) fasciniodafotografia.wordpress.com                         «Esta economia mata!» (Evangelii Gaudium 53). Frases como esta colocaram o papa Francisco no centro dos debates económicos recentes.Temos muitas forças políticas reivindicando apoio papal, enquanto outras o atacam como inimigo. Estará o Papa…

O plano inclinado

Walter Osswald (Texto) António Bracons (Foto) fasciniodafotografia.wordpress.com                    As recordações que do estudo secundário me deixou o plano inclinado não são agradáveis; nas aulas de Física servia para elaboração de problemas que me deixavam sempre perturbado: com um ângulo de X graus, um plano é percorrido por…

EU FUI, LAVEI-ME E COMECEI A VER

Georgino Rocha (texto) António Bracons (Foto) fasciniodafotografia.wordpress.com                   A clareza da afirmação deixa perceber a grandeza do acontecido. A simplicidade da resposta reenvia o sentido da pergunta. A brevidade da frase indicia o início de um longo processo. A cura do cego operada por Jesus de Nazaré manifesta…

RELAÇÕES HUMANAS NA IGREJA

Georgino Rocha (texto) António Bracons (Foto) fasciniodafotografia.wordpress.com                    As relações humanas na Igreja têm uma originalidade única que não anula a riqueza das outras formas, mas lhes abre um horizonte novo e constitui uma realidade de excelência, qualitativamente original. São fruto da novidade que Jesus Cristo introduz…

RAINER MARIA RILKE (1875-1926) E A MORTE

Manuel Alte da Veiga (Texto) António Bracons (Foto) fasciniodafotografia.wordpress.com                          (Excerto de uma carta ao seu tradutor polaco Witold von Hulewikz) (Pessoalmente, considero uma das perspectivas mais profundamente humanas sobre o significado do cruzamento e implicação constantes entre morte e vida, do ponto de vista de…

Pode a Europa pensar-se sem Deus?

Europa: o silêncio ensurdecedor de Deus…. Luís Manuel Pereira da Silva Uma Europa sem Deus? A União Europeia e o diálogo com religiões, Igrejas e comunidades confessionais. Michael Weninger Edições 70 | 2009 | 510 páginas   Quando li este livro, em agosto de 2009, fui tomado por um enorme sentimento de dever de partilha do…

Uma cidade pode ter biografia?

Jerusalém, uma cidade viva, aqui biografada… Luís Manuel Pereira da Silva Jerusalém: a biografia. Simon Sebag Montefiore Alêtheia | 2012 | 657 páginas É possível fazer a biografia de uma cidade? Sim, se essa cidade for um organismo vivo. E essa cidade é Jerusalém. Cidade amada, desejada. Tão amada e tão desejada quanto espoliada e devassada….

Há limites para a decisão das maiorias?

Democracia e ética da vida: que relação? Luís Manuel Pereira da Silva A crucificação e a democracia Gustavo Zagrebelsky Tenacitas | 2004 | 142 páginas Se a James Watson e a Francis Crick se deve o mérito da descoberta da dupla hélice do ADN da vida, poderíamos reconhecer a este livro o mérito de explicitar como…

ROSTO DE MISERICÓRDIA – D. CONCEIÇÃO MARIA DOS ANJOS

Georgino Rocha (Texto) Conceição Maria dos Anjos, mais conhecida por D. Conceição da Costeira, nasce em Bolfiar, Águeda, onde vive uns anos, e reside em Aveiro, primeiro no asilo José Estêvão e, depois, com D. Maria da Encarnação Mourão, dona da casa dos ovos moles, de que vem a ser herdeira. A sua morte ocorre…

Como podem relacionar-se o Cristianismo e o Evolucionismo?

Condições para uma relação saudável entre ciência e religião Luís Manuel Pereira da Silva Cristianismo e evolucionismo: em 101 perguntas e respostas John Haught Gradiva | 2009 | 239 páginas Muitos continuam a acreditar na tese de que o Cristianismo, em geral, e a Igreja Católica, em particular, estão ou estiveram de costas voltadas para…

Como pensar Deus trinitário?

Podia Deus não ser uma comunidade? Luís Manuel Pereira da Silva A Trindade é um mistério: mas podemos falar disso. Alexandre Palma Editora Paulinas | 2014 | 206 páginas Este é um livro corajoso. Os tempos não estão fáceis para quem se aventura na discussão sobre a natureza de Deus, em tempos que parecem já…

Uma questão de sobrevivência

Que educação pretendemos? Manuel Alte da Veiga Como quase tudo na vida, o processo educativo é um equilíbrio das forças. Para que seja mais do que um pobre equilíbrio, é necessário procurar a visão global dessas forças. O pedagogo e filósofo Dewey desenvolveu com muito interesse o conceito de «grupo perfeito»: um grupo formado livremente…

Rosto de misericórdia

ANTÓNIO HENRIQUE VIDAL Georgino Rocha (Texto) Padre António Henriques Vidal, (agora P. Vidal) nasce a 1922, na freguesia de Macinhata do Vouga e vem a falecer em 2000, em Fátima, no Lar de Betânia, pertencente ao Instituto Secular das Cooperadoras da Família. Neste período de tempo, ocorrem factos e acontecimentos marcantes da vida da sociedade…

Um padre detetive

Um livro que diverte, ao correr do pensamento, e faz pensar, enquanto diverte! Luís Manuel Pereira da Silva Os melhores contos do Padre Brown Gilbert Keith Chesterton Assírio e Alvim | 2010 | 233 páginas Chesterton é um génio. E, como todos os génios, tem o condão de poder ser lido de muitos modos, tantos…

Como entender o mal se Deus é bom?

A possível teodiceia… Luís Manuel Pereira da Silva Recuperar a salvação: Por uma interpretação libertadora da experiência humana.  Andrés Torres Queiruga Paulus |1999 | 225 páginas O problema da teodiceia – a discussão sobre como pode Deus ser Bom e ser o Bem e existir o mal – é, muito provavelmente, dos mais decisivos motivos para…

Que relação com o outro?

Relação com o outro: que civilização pretendemos construir? Georgino Rocha (Texto) O outro é, por si mesmo, um ser possuidor de uma dignidade inalienável, comum a todos os humanos, que espelha a igualdade radical e afiança a liberdade original. A civilização humana avança na medida em que valoriza a pessoa não apenas como indivíduo, mas…

As relações humanas e os ambientes

As relações humanas e os ambientes Georgino Rocha Introdução: Os nossos dias oferecem-nos as características de uma sociedade líquida, fragmentada, em convulsões de parto, a necessitar de refazer a confiança, de um hospital de campanha, de um ponto fixo em que se apoiar na gestação do novo ser a emergir. Daí, a importância de conhecermos…

Pode pensar-se o Ocidente sem o contributo do Catolicismo?

Da relação entre cultura e Catolicismo: um justo reconhecimento… Luís Manuel Pereira da Silva O que a civilização ocidental deve à Igreja Católica Thomas E. Woods Jr. Alêtheia | 2009 | 273 páginas   Há tempos, ao apresentar este livro a um grupo de amigos, ocorreu-me que não seria de estranhar se algum livreiro o…

Que laicidade(s)?

Que laicidade(s)? Luís Manuel Pereira da Silva O cubo e a catedral: a Europa e a América e a política sem Deus. George Weigel Alêtheia | 2006 | 151 páginas   O título do livro explica o seu conteúdo e desvela a sua tese. George Weigel, um reconhecido autor norte-americano, parte de um evento histórico…

17 mil abortos por ano – um problema de saúde pública

Discurso de abertura da «Tertúlia à quarta» «17 mil abortos por ano – um problema de saúde pública» – Com Professor Doutor Walter Osswald CUFC | 15 de fevereiro de 2017 (Discurso proferido por Luís Manuel Pereira da Silva – Presidente da Comissão Diocesana da Cultura) O professor Walter Osswald Professor Walter, estive muito indeciso…

Ciência e religião: como superar o equívoco do conflito

Ciência e religião: como superar o equívoco do conflito Luís Manuel Pereira da Silva Deus não existe: como o mais célebre filósofo ateu mudou de convicção. Antony Flew Alêtheia | 2010 | 187 páginas A relevância deste livro só se capta se, em primeiro lugar, se tiver em conta quem é o seu autor. Antony Flew…

tertúlias à quarta

tertúlias à quarta A Comissão diocesana da Cultura inicia mais um ciclo de tertúlias no próximo dia 15 de fevereiro “17 MIL ABORTOS POR ANO, UM PROBLEMA DE SAÚDE PÚBLICA” será a temática deste primeiro encontro e terá como interveniente o Professor Doutor Walter Osswald, às 21h30 no CUFC.     Walter Osswald Médico e…

Lições vivas

Lições vivas Jorge Pires Ferreira A última Aula Randy Pausch com Jeffrey Zaslw Presença | 2008 | 256 páginas   Dar uma última aula não difere muito de olhar as coisas a partir do fim. Como se afirma logo no início do livro, “tornou-se uma prática comum nas universidades. Solicita-se a professores que imaginem o seu falecimento…

O SILÊNCIO DE DEUS

O SILÊNCIO DE DEUS Walter Osswald Pode um filme tratar de uma questão de Teologia Moral e propô-la de forma dilemática ao público? O filme de Martin Scorsese, “Silêncio”, demonstra cabalmente que tal é possível, de forma honesta e sem a mínima cedência ao populismo ou ao mau gosto. Como tem sido noticiado, o filme…