Dom. Dez 5th, 2021
Infomail da direção da Adav-Aveiro – organizadora da IV caminhada solidária pela vida

As inscrições para a IV CAMINHADA SOLIDÁRIA PELA VIDA estão abertas aqui
(As inscrições também se podem fazer por email ou no próprio dia.)

Enquadramento: A nível nacional, há 10 anos que se faz a Caminhada pela Vida, para alertar para a dignidade da vida humana em todas as suas fases. As caminhadas começaram em Lisboa. Em 2017, Aveiro e outras cidades capitais de distrito começaram a organizar também uma caminhada no mesmo dia, dando oportunidade a todos os que se querem unir a esta causa.

Neste ano, temos 10 cidades a fazer a caminhada à mesma hora: Aveiro, Braga, Coimbra, Évora, Funchal, Guarda, Lisboa, Porto, Santarém e Viseu + Leiria que se juntará a Coimbra.

ADAV-Aveiro: Em Aveiro, associamos a esta manifestação pública uma vertente de solidariedade, já que a sensibilidade das pessoas é bastante relevante, quando confrontadas com o apoio que a ADAV presta às famílias, nomeadamente a mães com muitas dificuldades económicas e sociais.
A Caminhada é no dia 23/10, começa às 14h30 e percorreremos algumas ruas da cidade de Aveiro, em cerca de 6km. Mas pode caminhar menos (ou mais!).
A título informativo, podemos dizer que a ADAV-Aveiro (Associação de Defesa e Apoio da Vida), IPSS fundada em 2000, tem, desde 2004, o estatuto de entidade coletiva de utilidade pública. Tem como objetivo, apoiar mulheres e crianças em risco, especificamente grávidas e bebés até aos 3 anos. A sua ação baseia-se num atendimento mensal de orientação de gestão doméstica, com entrega de um cabaz de artigos específicos para crianças, cuja natureza constitui o fator diferenciador do apoio material da ADAV-Aveiro: fraldas, papas, leite de substituição para os primeiros meses de vida, e leite UHT.

Atualidade: Os efeitos da pandemia fizeram-se sentir de forma severa sobre as famílias de menores recursos. Várias mães perderam o emprego e muitas não conseguiram inscrever os filhos em creche, ficando limitadas na sua capacidade de assegurar a subsistência da família. Em 2021, sentimos um significativo aumento da procura de ajuda por grávidas e mães. Só no primeiro semestre deste ano, receberam ajuda direta cerca de 110 crianças até 3 anos, e 20 grávidas beneficiaram de apoio pré-natal. Atualmente, são apoiadas pela ADAV-Aveiro 102 famílias de várias nacionalidades (angolana, brasileira, cabo-verdiana, canadiana, colombiana, espanhola, guineense, portuguesa, santomense, ucraniana e venezuelana), dos concelhos de Águeda, Albergaria-a-Velha, Aveiro, Estarreja, Ílhavo, Oliveira do Bairro e Vagos.
As atividades da ADAV-Aveiro assentam sobretudo, em trabalho voluntário e os recursos materiais são exclusivamente assegurados por donativos do setor privado, pessoas singulares e empresas.
A direção da ADAV-Aveiro