Oratório Peregrino
Um oratório à maneira de um viático para tempos de carestia
Uma proposta desenvolvida em parceria com
Irmãs do Carmelo de Cristo Redentor – Aveiro
XXI Passo | A oração baseia-se na Palavra de Deus
- A oração teresiana parte da leitura da Bíblia:
– meditação do Evangelho, das palavras e passagens mais importantes;
– saboreando os textos mais sublimes da Escritura;
– o Pai-Nosso como base do seu tratado de oração no Caminho de Perfeição.
Nesta oração sentimo-nos envolvidos e implicados na oração de Santa Teresa. Sentimo-nos unidos a ela no chamamento de Cristo: «Vinde a Mim todos». Solidarizamo-nos na oração, como no Pai-Nosso, unidos na necessidade e na súplica, na exteriorização de sentimentos e na posse das mesmas palavras.
Santa Teresa num determinado momento identifica-se connosco e com o cego do evangelho: «Tende piedade, Criador, destas Vossas criaturas! Vede que não entendemos, nem sabemos o que desejamos… Dai-nos, Senhor, luz; olhai que é mais necessária que ao cego, que o era desde o seu nascimento».
Rezemos com Santa Teresa e deixemos que a luz do alto nos invada:
Ó Senhor, Deus meu!
Como tendes Palavras de Vida,
Onde todos os mortais encontrarão o que desejam,
Se o quiserem procurar!
Mas, que desatino, Deus meu,
Que esqueçamos as Vossas palavras
Com a correria da vida e a loucura das nossas escolhas
Que tantas vezes produzem obras tão más!
Ó Deus meu!
Deus Criador de tudo o criado!
E o que é o criado,
Se Vós, Senhor, quiserdes criar ainda mais?
Sois Todo-poderoso;
São incompreensíveis as Vossas obras.
Fazei, pois, Senhor,
Que não se apartem do meu pensamento
As Vossas palavras.
Vós dizeis: «Vinde a mim todos
Os que trabalhais e estais carregados,
Que Eu vos consolarei».
Que mais queremos, Senhor?
Que pedimos? Que procuramos?
Que desejam todas as pessoas
Senão o descanso?
Que cegueira a nossa
Que buscamos o descanso
Onde não é possível encontra-lo!
Dai-nos, Senhor, luz;
Olhai que é mais necessária
Que ao cego, que o era desde o seu nascimento,
Pois este desejava ver a luz e não podia.
Mas agora, Senhor, não se quer ver.
Oh que mal tão incurável!
Aqui, Deus meu, se há-de mostrar Vosso poder,
Aqui a Vossa misericórdia.
Oh! Que difícil coisa eu Vos peço
Verdadeiro Deus meu,
que queirais a quem não Vos quer,
que abrais a quem não Vos chama,
que deis saúde a quem gosta de estar enfermo
e anda à procura da enfermidade!
Vós dizeis, Senhor meu,
Que vindes buscar os pecadores;
São estes, Senhor, os verdadeiros pecadores.
Não olheis para a nossa muita cegueira, meu Deus,
Senão para o muito Sangue
Que derramou por nós o Vosso Filho.
Resplandeça a Vossa misericórdia
Em tão crescida maldade;
Vede, Senhor, que somos obra das Vossas mãos.
Valha-nos a Vossa bondade e misericórdia.
Santa Teresa de Jesus