Qui. Abr 18th, 2024

D. António Moiteiro e o Pastor Eduardo Conde, da Igreja Metodista de Aveiro, celebram juntos, nesta quarta-feira, pelas 21h00, na Igreja do Carmo, no contexto da Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos deste ano.

“Permanecei no meu amor e produzireis muitos frutos” (cf. João 15, 5-9) é o tema desta semana [18 a 25 de janeiro], durante a qual as Igrejas e as confissões cristãs são chamadas a refletir, invocando mais intensamente o espírito de comunhão.

Os subsídios deste ano foram preparados pelas monjas de Grandchamp, na Suíça, que participarão através do seu site e da página Facebook  – guião

Palavras do Papa Francisco para a unidade

A preocupação com os mais pobres e o apelo a reforçar nas sociedades o princípio da solidariedade; o convite a mostrar hospitalidade aos fracos e perseguidos: estes foram os destaques expressos pelo Papa Francisco por ocasião da Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos em 2019 e 2020. Um ano atrás, em particular, o Pontífice lembrou que o barco em que Paulo estava, antes de encalhar perto da costa de Malta, estava à mercê da tempestade há vários dias, e enquanto todos estavam perdendo toda a esperança de sobrevivência, era o apóstolo que os tranquilizava, ele que era um prisioneiro e, portanto, um dos mais vulneráveis. Estávamos no início da pandemia, ainda imprevisível e desconhecida, que teria devastado o planeta. A humanidade ainda está na tempestade, a humanidade que o Papa teria evocado novamente no extraordinário momento de oração na deserta Praça de São Pedro no dia 27 de março passado. A unidade ainda se torna um desejo inevitável, uma urgência, uma esperança. Novamente a oração é tão necessária.

Calendário da Semana 2021

Ao longo de oito dias, somos convidados a meditar e orar baseados nos diferentes pontos sugeridos pelos versículos da conhecida passagem da videira e o sarmento do evangelista João.

Primeiro dia: “Vós não me escolhestes, eu vos escolhi” (Jo 15, 16a);

Segundo dia: Amadurecendo internamente, “Permanecei em mim, como permaneço em vós” (Jo 15, 4a);

Terceiro dia: formando um só corpo, “Amai-vos uns aos outros como eu vos amei” (Jo 15, 12b).

Quarto dia: reflexão sobre o profundo sentido de orar juntos. “Já não vos chamo servos… chamo-vos amigos (Jo 15, 15).

Quinto dia: deixando-se transformar pela Palavra, “Vós já estais purificados pela palavra (Jo 15, 3).

Sexto dia: acolhendo outros, “Ide produzir frutos, frutos que permaneçam (Jo 15, 16b).

Sétimo dia: crescendo na unidade, “Eu sou a vinha, vós sois os sarmentos” (Jo 15, 5a),

Oitavo dia: reconciliando com toda a criação, “Para que a minha alegria esteja em vós e a vossa alegria seja perfeita” (Jo 15,11).

Mais info: https://www.vaticannews.va/pt/igreja/news/2021-01/semana-oracao-unidade-cristaos-subsidios.html