Qui. Abr 18th, 2024

Paróquia da Vera-Cruz, Aveiro, assinala a Quaresma de forma singular

Escrever um postal ou ver fotografias… Novas formas de tocar a fragilidade do outro

Escrever um postal ou ver uma exposição de fotografias foi a forma que a paróquia citadina encontrou para “interpelar os seus paroquianos, e quem por ali passa, a incomodá-los de alguma forma com a fragilidade dos outros”. São palavras do nosso pároco, padre João Alves, que explica que estas iniciativas fazem sentido no âmbito da caminhada de Quaresma proposta pela diocese.

As fotografias que saltaram para dentro da Igreja

Entra-se na Igreja paroquial e as fotografias saltam à vista… rostos, a preto e branco, cenas do quotidiano do sofrimento de quem é esquecido… Trata-se de uma  exposição fotográfica do jovem Ricardo Lopes sobre os campos de refugiados, “Grécia: o Purgatório Europeu”. Depois de ter estado exposta na semana interculturas do Centro Social e Paroquial da Vera Cruz, do Serviço de apoio aos migrantes, refugiados e minorias étnicas, loja do cidadão, em escolas e em Serviços de apoio aos migrantes e na Universidade, as fotos saltam agora para as paredes, para os altares e até para a pia batismal da Igreja.

“A ideia é incomodar quem ali está ou passa, ajudar à relação entre a eucaristia e a caridade porque este ano é dedicado à caridade e percebemos que a paróquia tem uma fraca sensibilidade sócio-caritativa da comunidade celebrante; esta pode ser uma reflexão para este tempo forte da Quaresma”, diz padre João Alves.

“ Através das imagens entrem pelos olhos dentro da comunidade celebrante e esta semana o verbo a refletir é ‘Vê’ e enquadra-se muito bem”, acrescenta.

A exposição pode ser visitada até ao dia 04 de março.

Um postal para o Hospital

Esta simples rima tem por trás um grande desafio que o grupo de jovens da paróquia da Vera-Cruz se propôs neste tempo de Quaresma. Recentemente deram nova vida ao bar da paróquia e a sua dinamização tem sido constante, entre cafés servidos, bolos deliciosos e muitas conversas as ideias não param.

Neste tempo “oferecem a oportunidade de escrever um postal para alguém que está hospitalizado”, numa linha de ir ao encontro de alguém em condição de doença e tentar fazer a diferença num dia de Quaresma. Assim cada paroquiano que vá simplesmente tomar o seu café ao bar da paróquia é “convidado a refletir sobre esta fragilidade e escrever umas linhas num postal que depois é entregue em mãos por um dos diáconos da paróquia que colabora com a capelania do Hospital de Aveiro”.

“Esta foi uma ideia dos jovens que também querem marcar este tempo de forma diferente; é necessário estar atento aos outros e a juventude é uma grande alavanca para esta atenção a dar, este serviço e disponibilidade. Abrirem o bar, outrora esquecido, tem trazido dinâmica aos nossos fins de semana; com estas iniciativas fomenta-se o diálogo e fecunda-se a caridade”.

Acolher estes jovens dinâmicos torna-se fácil e escrever umas linhas num postal é tão simples; convida a colocarmo-nos no lugar do outro”, explica o pároco.

Duas iniciativas que marcam estes dias de preparação para a Páscoa na paróquia da Vera-Cruz, na diocese de Aveiro.