O COD Aveiro (Comité Organizador Diocesano) lançou a Rota “Joana de Portugal mora aqui” que dá a conhecer um dos patronos da Jornada Mundial da Juventude 2023.

O lançamento foi feito no dia 6 de fevereiro, dia do nascimento de Santa Joana Princesa e já teve vários utilizadores na última semana.

A rota, através de uma aplicação móvel tem como principal objetivo “levar cada jovem da Diocese de Aveiro a conhecer uma pequena perspetiva de vida da Princesa Santa Joana, e igualmente, estimular a comunhão e o entusiasmo pela história da Padroeira da nossa Diocese”, explica o COD Aveiro no guião do encontro.

Com um total de 148 km, a Rota “Joana de Portugal Mora Aqui” pode ser percorrida pelos nove arciprestados da Diocese em 14 postos que coloca os utilizadores à prova relativamente à vida de Santa Joana (ver tabela abaixo). Cada posto tem um nome e a explicação pelo qual foi escolhido para fazer parte da rota e com a junção de todos os postos cria-se um JOTA no mapa, marcando assim a fé da Beata Joana de Portugal em Aveiro.

A equipa do COD Programação, que criou a rota, sublinha que Santa Joana Princesa é “uma figura ímpar da realeza portuguesa e uma marca para a Diocese de Aveiro, para a cidade e para todo o povo aveirense” e que a “ligação de Santa Joana a Aveiro e de Aveiro a Santa Joana, faz com que seja extremamente importante dar a conhecer esta nossa princesa, de Portugal e do mundo”.

“Através desta rota é possível encontrar no terreno dados sobre a Princesa, conhecer factos reais e curiosidades, bem como experienciar o culto de Santa Joana Princesa”, refere o COD Programação. Para a equipa, a rota “será uma mais-valia para o processo de canonização, que está em curso”.

Relativamente a esse processo, o Padre Nuno Queirós, Vice-postulador da Causa da Canonização da Beata Joana de Portugal, espera que “a canonização faça justiça ao testemunho de vida da nossa Princesa – já amplamente reconhecida como “Santa Joana” – marcado pela audácia no prosseguimento da sua vocação, numa época de pouca opção para a Mulher, no seu caso ainda mais sujeita às superiores opções familiares e diplomáticas”.

Sobre a decisão de Santa Joana ser um dos 13 patronos da JMJ, o Padre Nuno Queirós acredita que aconteceu “não só pelo facto de ser portuguesa e nascida em Lisboa, mas também porque, nos anos derradeiros da juventude, podendo ter tido um promissor futuro como rainha em vários reinos da Europa, preferiu unir-se a Jesus Cristo numa opção livre, determinada e radical, valores que não deixam de ser exemplares nos dias de hoje”.

Posto Nome Arciprestado Local exato
1 Uma análise à caligrafia Estarreja/Murtosa Cruzeiro de Veiros
2 Em família Ílhavo Capela São João da Barra
3 Nasce o Mosteiro de Jesus Vagos Lar são Martinho de Ouca
4 Destino: Aveiro Oliveira do Bairro IEC – Mamarrosa
5 O hábito faz o monge! Anadia Colégio nossa Senhora da Assunção
6 Uma tia no Mosteiro Águeda Irmãs Doroteias de Recardães
7 Aveiro, morada permanente! Águeda Capela Mourisca do Vouga
8 Núpcias Recusadas Albergaria Capela de Santo António
9 Uma amiga de Aveiro e dos aveirenses Ílhavo Navio Santo André
10 Milagres Sever do Vouga Cascata da Cabreia
11 Vamos cantar a Joana! Estarreja/Murtosa Banda de Salreu
12 Culto, Oração e Fé Ílhavo Centro de Religiosidade Marítima
13 Joana mora Aqui! Aveiro Museu de Aveiro – Santa Joana
14 Joana nos dias de hoje… Aveiro Estátua Santa Joana – Paróquia Santa Joana