Qui. Jun 19th, 2025

Livros e leituras

Livro: D. ANTÓNIO MARTO, O CARDEAL DE FÁTIMA

Pe.  Georgino Rocha

D. António Marto, bispo de Leiria-Fátima é Cardeal da Igreja Católica Romana desde 28 de Junho de 2018. O Papa Francisco chamou-o a este novo serviço eclesial, fazendo-o membro de pleno direito do Colégio Cardinalício. A escolha encontra uma disponibilidade pronta e generosa que expressa a grande sintonia de ministério em relação à reforma em curso no seio da Igreja e da sua relação com o mundo plural em que vivemos.

A Paulus Editora empreende a publicação do livro “D. António Marto, o Cardeal de Fátima”, obra de Ricardo Perna, jornalista da Família Cristã (Org.), João Francisco Gomes, jornalista Observador, e de Octávio Carmo, jornalista Agência Ecclesia. Com prefácio de D. Manuel Clemente, o livro tem quatro capítulos e a Memória Fotográfica de momentos singulares da vida do novo Cardeal.

No prefácio, significativamente intitulado “Alegria e Gratidão”, D. Manuel Clemente afirma que “o novo Cardeal é expressão eloquente desta geração, no que diz e no modo como atua… representa na Igreja em Portugal o melhor do que essa geração nos trouxe e continua a trazer”. Refere-se à geração que vive e estuda em profundidade a compreensão da Igreja surgida no concílio Vaticano II, sempre interpelada pela leitura teológica dos “sinais dos tempos”.

O primeiro capítulo “O Cardeal Marto no mundo”, oferece após uma nota curricular a perspectiva do novo Cardeal sobre a sociedade e algumas das suas posições partilhadas com os fiéis, designadamente sobre os casais em situação irregular e sobre a eutanásia.

O segundo capítulo adopta o estilo de entrevista e rememora as origens familiares e o percurso de vida de estudante, de padre, de bispo; e brinda-nos com apreciáveis surpresas, como a experiência do trabalho em fábrica, a alegria de ser aluno de Ratzinger/Bento XVI, a riqueza que encontra nas expressões da fé do povo simples que dão proximidade afectiva às razões doutrinais da filosofia e de teologia, a “conversão” à mensagem de Fátima, a confissão sacramental do Pai e tantas outras.

O terceiro capítulo dá uma visão do que significa o consistório em que o Papa Francisco faz novos cardeais e o alcance da escolha de D. António Marto. O título “Reforma, periferias e Fátima” indicia o seu alcance.

O quarto capítulo oferece “Homilias mais significativas”, desde a celebração da entrada na Catedral de Leiria à do encerramento do centenário das Aparições em Fátima, significativamente intituladas “descobrir a beleza e a alegria da Fé” e “Fátima é sempre nova”.

Excelente livro que amarra o leitor e o faz vibrar com um percurso de vida singular e sentir-se próximo do homenageado, a beneficiar do seu sorriso, quase em diálogo direto, em família, a partilhar ideais que despertam energias adormecidas e estimulam novos passos da caminhada da Igreja de Deus, agitada pelos ventos da história mas confiante na presença activa do Espírito de Jesus ressuscitado.