Sáb. Mai 4th, 2024
Livros e leituras | II série [Parceria com a livraria Santa Joana Princesa | Aveiro]

Newsletter 005 | Março 2024

Os livros e artigos desta newsletter podem ser adquiridos na Livraria Santa Joana. | Preços especiais para Centros Sociais Paroquiais e outras IPSS da Diocese de Aveiro

Crianças em adoração
Alguns poderão ficar perplexos apenas com o título “Crianças em adoração”, como se a adoração, principalmente aquela eucarística, fosse apenas algo reservado aos adultos, gente com inteligência e devido respeito para saber estar diante do Pão da Vida, dado em alimento por todos. Este livro foi preparado para apoiar momentos de oração com os mais pequenos. Oferece doze esquemas com temas que podem percorrer o ano litúrgico, e apresentam-se nas várias formas de oração descritas no Catecismo da Igreja Católica. Muito centrados na Palavra de Deus, concretizam-na em temas que tocam o quotidiano da vida. Alguns dos temas: Adoremos Deus que nos criou; Jesus é a luz do mundo; Ser sementes de bondade; Olhar as aves e os lírios.

Crianças em Adoração
Maria José Diegues de Oliveira | Secretariado Nacional de Liturgia | 208 páginas | PVP 7,00 €

[Encomendar]

Newsletter da Livraria Santa Joana
A missão de uma livraria diocesana é inseparável da missão da Igreja, que tem sempre o seu foco na evangelização.
Sem dúvida que, ao longo de mais de cinquenta anos, a Livraria Santa Joana tem contribuído para a ação pastoral da Diocese de Aveiro, nomeadamente no campo da evangelização e da liturgia.
De Pedro a Francisco, sempre a Igreja considerou que a fé tem de se fazer cultura, para que o Evangelho seja realmente significativo em cada época, com as suas circunstâncias e desafios. São Pedro, ao mesmo tempo que nos exorta a confessarmos no íntimo do nosso coração Cristo como Senhor, apela a estarmos dispostos a dar a razão da nossa esperança àqueles que a pedirem (Pd 3,15). A convicção de fé é íntima, mas não é particular, é pública. A fé cristã é sempre pública e precisa de razões, argumentos, diálogos, propostas… A ausência de tudo isso leva ao “drama” que Paulo VI sentiu, e hoje ainda se sente mais. “A rutura entre o Evangelho e a cultura é sem dúvida o drama da nossa época, como o foi também de outras épocas. Assim, importa envidar todos os esforços no sentido de uma generosa evangelização da cultura, ou mais exatamente das culturas” (EN, 20). Na mesma linha vai o Papa Francisco, quando escreve que “há uma necessidade imperiosa de evangelizar as culturas para inculturar o Evangelho” (EG, 69).  E aponta a cultura urbana, a cultura popular, a cultura mediática, a cultura globalizada… Um campo imenso.
A envangelização da cultura não é tarefa exclusiva da Livraria Santa Joana. É de todos os cristãos. E, felizmente, a Diocese de Aveiro tem organismos e serviços que estão a fazer um trabalho muito meritório neste campo. Mas à livraria diocesana é pedido muito concretamente que disponibilize bons livros, para alimentar a evangelização, a espiritualidade e a cultura, e bons objetos litúrgicos, para ajudar cristãos e comunidades nas devoções particulares e nas celebrações litúrgicas.
Que a livraria diocesana faça chegar a mais pessoas a suas propostas e que se renove constantemente para servir os novos tempos – afinal ela integra a empresa diocesana Tempo Novo, o tempo iniciado por aquele que “renova todas as coisas” (Ap 21,5) –, é o que desejo, quando se abre um novo canal através desta newsletter.