Qua. Out 27th, 2021

As nomeações para o novo ano pastoral são sempre uma ocasião para pensarmos a comunidade cristã que somos e desejamos ser.

        A caminhada presbiteral que fizemos ao longo deste ano – inquérito aos sacerdotes, reflexão conjunta nos arciprestados e as propostas apresentadas ao presbitério – ajudou-nos a tomar consciência do presbitério que somos com as suas luzes, que são muitas, mas também com as suas sombras e dificuldades. O nosso ministério sacerdotal exige que não nos conformemos a este mundo, mas que vivamos neste mundo. Somos chamados a assumir uma atitude permanente de conversão pastoral. Para vivermos esta comunhão é necessário conviver, concelebrar, aprender a trabalhar juntos, partilhar sucessos e fragilidades, nomeadamente com os colegas do arciprestado, para sermos o rosto fraterno de Cristo, onde o bispo, os sacerdotes e os diáconos devem suscitar a fraternidade na construção da comunidade cristã. Cada vez mais se torna necessário fazer um caminho em conjunto, em colegialidade, onde os fiéis cristãos – leigos e clero – têm um papel ativo na renovação da Igreja. A nossa Diocese não pode ficar alheia à exigência que o Santo Padre faz a toda a Igreja no sentido de prepararmos o próximo Sínodo dos Bispos, que tem como título “Por uma Igreja Sinodal: comunhão, participação e missão”. As nomeações agora tornadas publicas pretendem ser isto mesmo.

        Tendo presente o bem da Diocese e de todas as comunidades, e depois de ter ouvido algumas instâncias diocesanas, em diálogo com todos os nomeados, hei por bem proceder às seguintes nomeações:

1. Paróquias

Padre José Carlos Gabriel Pereira (Moderador) e Padre Nicolau Claro Miranda Barroqueiro – Párocos das paróquias de Vagos (São Tiago), Fonte de Angeão (Nossa Senhora do Livramento), Ouca (São Martinho), Santo António de Vagos (Santo António), e Soza (São Miguel), do arciprestado de Vagos.

Padre Luciano Alí Labrador Martinez, missionário da comunidade Atletas de Cristo, – Pároco das paróquias de São Lourenço do Bairro (São Lourenço), Óis do Bairro (Santo André) e Vilarinho do Bairro (São Miguel), do arciprestado de Anadia, com licença do Preceptor Mor dos missionários Atletas de Cristo.

Padre Vitor Manuel Nunes Espadilha – Pároco de Avelãs de Cima (S. Pedro), do arciprestado de Anadia, acumulando com as missões pastorais que já desempenhava.

Padre Vitor Gabriel Valente dos Santos – Pároco das paróquias de Fermentelos (Santo André), do arciprestado de Oliveira do Bairro e Barrô (Santo André), do arciprestado de Águeda.

Padre Fábio Daniel Mota Freches – Pároco in solidum das paróquias de Águeda (Santa Eulália), Borralha (Nossa Senhora de la Salette), Castanheira do Vouga (São Mamede), Macieira de Alcoba (São Martinho) e Préstimo (São Tiago), do arciprestado de Águeda.

Padre José Luís Sousa Pimenta – Pároco da paróquia de Recardães (São Miguel), do arciprestado de Águeda, acumulando com as missões pastorais que já desempenhava.

Padre Nuno André Fernandes Gonçalves – Pároco das paróquias de Santa Maria de Murtosa (Nossa Senhora da Natividade) e Pardelhas (São Lourenço), do arciprestado de Estarreja-Murtosa. Agradecemos ao Padre António Graça Cruz toda a dedicação prestada a estas paróquias de Murtosa e Pardelhas.

Padre Jorge Manuel dos Santos Gonçalves – Pároco da paróquia do Monte (Santo António), do arciprestado de Estarreja-Murtosa. Agradecemos ao Padre José Nunes Ferreira dos Santos toda a dedicação prestada a esta mesma paróquia do Monte.

Padre António Martins Costa Leite – Dispensado, a seu pedido, das missões pastorais que desempenhava e nomeado Colaborador pastoral da paróquia de São Salvador de Ílhavo, do arciprestado de Ílhavo e membro da Cúria Diocesana para a contabilidade.

Padre José Augusto Pinho Nunes -? ? Dispensado, a seu pedido, das missões pastorais que desempenhava e nomeado Colaborador pastoral das paróquias de Couto de Esteves (Santo Estêvão), Pessegueiro do Vouga (São Martinho) e Rocas do Vouga (São João Batista), do arciprestado de Sever do Vouga, confiadas ao Padre António Francisco da Silva Cabeça.

2. Outros serviços

Padre António Graça Cruz – Dispensado das missões que desempenhava anteriormente e nomeado Capelão da Casa Diocesana de Nossa Senhora do Socorro, em Albergaria-A-Velha.

Padre Pedro Miguel Vieira Barros – Nomeado juiz do Tribunal Eclesiástico e Defensor do Vínculo adjunto.

Padre Nuno Duarte da Silva Queirós – Dispensado dos encargos assumidos anteriormente e enviado em missão de estudos para Roma para frequentar a licenciatura em História da Igreja.

N.B. Os diáconos que trabalham pastoralmente nas paróquias mencionadas devem continuar a colaborar com os novos párocos.

As tomadas de posse serão coordenadas com os respetivos arciprestes e deverão ocorrer até ao fim de setembro.

Aveiro, 25 de julho (Dia de S. Tiago Apóstolo) de 2021

+ António Manuel Moiteiro Ramos

Bispo de Aveiro