Dom. Jun 13th, 2021

Introdução

Quaresma – Olá Metanóia, como estás? Sabes, durante a semana pensei muito no evangelho que ouvimos no passado domingo… os comerciantes ficaram furiosos com Jesus por terem sido expulsos do templo…

Metanóia – Sim, é verdade, mas não foram os únicos… Também os sacerdotes não gostaram muito de ter sido um estranho a resolver aquilo que eles próprios já deviam ter feito.

Quaresma – Ficaram todos chateados com Jesus…

Metanóia – Nem todos, havia líderes em Israel que acreditavam em Jesus e nas suas palavras. Ouve com atenção a palavra de Deus.

 

Reflexão e compromisso

Quaresma – Já sei… um dos líderes que acreditava em Jesus, era Nicodemos…

Metanóia – Isso mesmo! Ouvimos uma parte da conversa entre Jesus e um “chefe dos judeus” chamado Nicodemos. Ele sabia que Jesus passava muito tempo no Monte das Oliveiras, por isso esperou que anoitecesse e foi ter com Jesus.

Quaresma – Mas… porque é que esperou que anoitecesse?

Metanóia – Porque não queria que o vissem na presença de Jesus. Lembra-te que muitas pessoas eram contra Jesus e não acreditavam n’Ele. Nicodemos percebeu, através dos milagres, que Jesus tinha sido enviado por Deus.

Jesus ficou contente e disse-lhe: «Se alguém não nascer de novo, não poderá ver o Reino de Deus».

Quaresma – Nascer de novo? Como é possível alguém nascer de novo?!

Metanóia – Tens a mesma dúvida que Nicodemos… Jesus não se referia ao nascimento de um bebé, mas à transformação que acontece no coração das pessoas. Se aceitares moldar-te na pessoa que Deus quer, será como voltares a nascer…

Quaresma – Faz sentido! Mas… e a história da serpente que Jesus contou, o que significa?

Metanóia – Significa que, Jesus, tal como a serpente de Bronze erguida no deserto, salva, cura e faz renascer quem O contempla, quem olha para Ele com fé.

Quaresma – Metanóia, Deus ama-nos tanto que enviou o Seu único Filho para nos salvar. Não O enviou para condenar o mundo mas para o salvar…

Metanóia – Lembra-te Quaresma… quando as tuas ações são más, estás a apagar a luz, estás a deixar que a escuridão te domine. Por isso, deves praticar boas ações e viver da luz que é Jesus, que é Quem te ilumina e aquece o coração, para que a tua vida possa ser luz para os outros.

E esta semana o 5.º desafio é:

«Vou escrever uma mensagem de ânimo, de apoio, de incentivo a alguém que precise (amigo, familiar, sacerdote, catequista, enfermeiro, médico, bombeiro…). Vou ser a luz para alguém!».


No Quarto domingo da Quaresma, vamos colocar a quinta peça do nosso painel.