Dom. Out 17th, 2021

II Domingo da Quaresma – 28 de fevereiro

Desafio: Muda

 Introdução

Metanóia – Olá Quaresma, então, foste à missa, reparaste nas mudanças de que te falei, aproveitaste para refletir?

Quaresma – Olá Metanóia, siiimm, desta vez reparei. Aproveitei para refletir, para falar com Jesus (porque rezar é falar com Ele!) e, sabes, pensei também nas tentações de Jesus que ouvimos no Evangelho do 1.º domingo e… fez-me pensar muito nas minhas, naquelas tentações que me afastam de Jesus.

Metanóia – Sim, é verdade, rezar é simplesmente falar com Jesus! E vejo que estás a esforçar-te por te converteres. Muito bem!

Eu também pensei, e falei muito com Jesus, para que me ajudasse a identificar e a resistir às minhas tentações. E, sabes? Ao falar com Jesus percebi que se aceitar a ajuda dos meus pais, dos meus avós… tudo se torna mais fácil! Olha, vamos ouvir o Evangelho…

 Reflexão e compromisso

Quaresma – Antes que perguntes, a voz que se fez ouvir é a voz de Deus, certo Metanóia? Só não percebo porque é que Deus lhes diz aquilo…

Metanóia – Sim, Quaresma, foi Deus que falou! E reparaste que Jesus foi com Pedro, Tiago e João para um «lugar retirado»? Ou seja, um lugar onde pudessem estar a sós, um lugar de silêncio, de contemplação…

Quaresma – … tal como quando estamos no nosso quarto a rezar… Daí, Pedro ter sugerido fazerem tendas, para se deixarem envolver e cativar por Jesus, à semelhança de quando estamos no nosso quarto. É isso?

Metanóia – Sim, é isso… e devemos fazê-lo todos os dias. Na nossa tenda, que é o nosso quarto, ou outro sítio que nos sintamos bem, devemos rezar, fazer a nossa oração com gosto, e desfrutar da companhia de Jesus, devemos deixar-nos envolver, tal como aquelas pessoas foram envolvidas pela sombra da nuvem.

Quaresma – Já percebi… devemos aprender a viver “online” com Jesus, e não como se Ele não existisse na nossa vida.

Metanóia – É isso mesmo, Quaresma. Por isso, esta semana, o 3.º desafio é: «Vou escrever uma atitude, um gesto, que devo mudar na minha vida. E verificar se estou a cumprir o meu compromisso».


No segundo domingo da Quaresma, vamos colocar a terceira peça do nosso painel.