Sex. Mar 29th, 2024

V Domingo da Quaresma – 21 de março

[de 21 a 27 de março]

Desafio: Serve o outro

 

(Instrumental)

Introdução

Este é o teu momento do encontro com Deus, na oração. Vamos já na quinta Semana da Quaresma, nesta caminhada de preparação para a Páscoa. Jesus tem caminhado a teu lado e tu sabes que Ele te espera e te escuta sempre. Agora, nesta oração, fala com Ele. Não te envergonhes, abre-lhe o teu coração. Este é o tempo de Deus, este é o teu tempo com Ele.

(Instrumental)

Preparando a oração

Vamos escutar a Palavra de Deus desta semana. Deixa que esta Palavra entre em ti. Não comeces a pensar sozinho ou a falar sozinho. Este é um momento para ti e para Jesus. Deixa que a tua relação com Ele seja mais profunda, feita de confiança e de amor. Escuta Deus que quer muito falar contigo. Fica agora em silêncio por alguns momentos e acolhe no teu coração o que te diz Jesus no Evangelho segundo João.

 

(Instrumental)

Leitura da Bíblia – João 12, 20-33

Disse Jesus aos discípulos: «Se o grão de trigo, lançado à terra, não morrer, fica só; mas se morrer, dará muito fruto. Quem ama a sua vida, perdê-la-á, e quem despreza a sua vida neste mundo conservá-la-á para a vida eterna. Se alguém Me quiser servir, que Me siga, e onde Eu estiver, ali estará também o meu servo. E se alguém Me servir, meu Pai o honrará. »

(Instrumental)

Reflexão

Alguns estrangeiros queriam ver Jesus e estavam muito curiosos com Ele. Queriam perceber porque é que a pessoa de Jesus e as Suas palavras mexiam tanto com o coração. Anteviam que Jesus lhes poderia dar resposta aos desejos mais profundos: o amor verdadeiro, o sentido para a vida e o suporte para a esperança. Só morrendo é que a semente dá origem a uma vida nova, revelando assim a sua fecundidade. Também para Jesus a morte é semente de uma vida maravilhosamente nova e fecunda. Graças à Sua Paixão, Morte e Ressurreição, Jesus «deu-nos a vida imortal», em atitude de obediência a Deus Pai e ao Seu Plano de Salvação para a Humanidade.

Conversa com Deus

Senhor Jesus, quero ver-Te e conhecer-Te, como os gregos do Evangelho que escutei. Sei que Tu  Te escondes, como o grão de trigo que morre e depois ressurge. Existem muitas coisas de Ti que não entendo por agora. Mas, no entanto, sei  que há uma força dentro de mim que deseja fazer o bem, seguindo o Teu exemplo. Tu ensinas-me que o amor verdadeiro é gratuito. Que também eu,  seja capaz de amar e de servir o outro, de uma forma livre e  incondicional.

(Instrumental)

Conclusão

Jesus é o Senhor da Vida e da Ressurreição. Ele está vivo entre nós. Mas, por vezes, somos fracos e esquecemo-nos da Sua Palavra e do Seu amor por nós. Esquecemo-nos que somos Filhos amados de Deus, cedemos às dificuldades e aos medos que vamos sentindo e fechamo-nos em nós mesmos. Esta semana, coloca-te diante da Misericórdia e do Perdão de Deus, pede a Jesus que guie os teus passos e te ajude a superar os receios e egoísmos e a encher os teus dias de pequenos gestos de esperança e de caridade. Amar Jesus é querer viver com Ele. Agora, ao terminares este momento de oração, pede-Lhe as forças necessárias para todas as circunstâncias desta semana.

Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo, …