Qua. Abr 24th, 2024

IV Domingo da Quaresma – 14 de março

[de 14 a 20 de março]

Desafio: Ilumina a Vida

 

(Instrumental)

Introdução

Vamos entrar na quarta semana da Quaresma. Estamos cada vez mais próximos do mistério pascal. Seja em que momento for, seja qual for a situação em que te encontras, abre o coração a Jesus, que vem ao teu encontro. Deixa-te tocar por esta alegria divina e alegra-te com Deus e por causa d’Ele. Esta é, verdadeiramente, aquela alegria que ninguém te pode tirar. Procura viver imerso na alegria de Deus… e começa assim a tua oração.

 

(Instrumental)

Preparando a oração

Procura, neste momento que escolheste, falar com Deus, pedindo o Seu auxílio e implorando a Sua presença cheia de Bondade e de Misericórdia. Rezares a Deus pedindo-Lhe para seres escutado é sinal de grande humildade. E Jesus alegra-se por isso e acolhe-te no Seu enorme coração. Pede agora a Deus, a graça de cresceres na humildade e escuta o que te diz Jesus no Evangelho segundo João.

 

(Instrumental)

Leitura da Bíblia – João 3, 14-21

Disse Jesus a Nicodemos: «Assim como Moisés elevou a serpente no deserto, também o Filho do homem será elevado, para que todo aquele que acredita n’Ele não pereça, mas tenha a vida eterna. Porque Deus não enviou o Filho ao mundo para condenar o mundo, mas para que o mundo seja salvo por Ele.»

 

(Instrumental)

Reflexão

Poderemos porventura, medir o Amor? Até onde será que o Amor pode ir? Quando pensamos na medida do Amor e da Confiança, muitas vezes ficamos aquém do verdadeiro sentido ou então permanecemos à distância, pois, as desilusões ensinaram-nos a não nos entregarmos, a não confiar. Mas Jesus sabe que a nossa dúvida, o nosso receio, é fundado. E a única forma de nos convencer está em passar das palavras aos gestos, de um amor dito a um amor incondicional, que se faz gesto concreto de entrega e de serviço, até à morte.

 

Conversa com Deus

Senhor Jesus, faz com que os meus gestos sejam manifestações da minha Fé.  Que os meus passos sejam firmes e guiados pela Luz da Verdade. Que cada abraço, carinho, cumprimento, toque, sorriso ou olhar, que cada atenção manifestada àqueles que me rodeiam seja um reflexo do Amor que dás e me ensinas. Que cada experiência de vida me permita construir obras de amor, para a minha vida ter sentido de eternidade.

 

(Instrumental)

 Conclusão

Jesus ajuda-te a confiar n’Ele. No caminho da vida nunca estarás sozinho, Ele abre-te o coração para que venças todos os teus medos e te vás apaixonando pela Sua Luz e o Seu olhar de Bondade. Ilumina a tua vida com a Luz de Deus e verás que em toda e qualquer circunstância Ele te fará caminhar com uma Fé firme e inabalável. Esta semana, recorda e agradece a existência dos teus educadores, pais, avós, professores, catequistas, padrinhos, pároco e todos os que têm influência na tua formação humana e cristã e envia-lhes uma mensagem de agradecimento e de carinho. Jesus nunca desiste de seguir o seu caminho, mesmo que passando pela Cruz, para testemunhar a todos o amor incondicional do Pai.
Pede-Lhe agora que te ensine a não recuar diante das dificuldades e a seguir sempre a Sua Luz.