Aveirenses no Episcopado
Rubrica dedicada à divulgação da história de bispos nascidos no território da diocese de Aveiro, nas suas duas fases: entre 1774 e 1882 – 1.ª fase | depois de 1938 – 2.ª fase
Textos da autoria de Monsenhor João Gonçalves Gaspar, recolhidos do livro Diocese de Aveiro: subsídios para a sua história, Aveiro: Edição da Diocese de Aveiro, 2014.
Textos publicados nos dias 24 e 11 de cada mês | A diocese de Aveiro foi restaurada em 1938, com bula do Papa Pio XI, datada de 24 de agosto desse ano, e executada em 11 de dezembro.
João Gonçalves Gaspar (Monsenhor)*
D. Moisés Alves de Pinho
D. Moisés Alves de Pinho nasceu em Fiães, do concelho de Santa Maria da Feira, em 17 de julho de 1883. Sendo membro da Congregação Religiosa do Espírito Santo, o papa Pio XI, em 07 de abril de 1932, nomeou-o bispo da diocese de Angola e Congo; uma vez criada a arquidiocese de Luanda, o papa Pio XII escolheu-o para seu arcebispo – cargo que desempenhou até 14 de novembro de 1966, data em que foi aceite o pedido da sua resignação. Faleceu em Lisboa, no dia 27 de junho de 1980.
*Academia Portuguesa da História
Imagem: Wikipédia