Dom. Nov 28th, 2021

Jorge Pires Ferreira

D. João Marcos

Paulus Editora | 2017 | 120 páginas

D. João Marcos, atual bispo de Beja, elaborou 12 catequeses sobre a Virgem Maria a pensar no Centenário das Aparições de Fátima, mas principalmente para que os cristãos conheçam e amem a sua Mãe. “E o nosso amor por ela? Em muitos casos é apenas superficial e interesseiro, porque, verdade seja dita, não a conhecemos bem. É estranho que os filhos conheçam mal a sua mãe e que gritem por ela apenas quando estão aflitos!”, escreve o autor na página 11. As catequeses são “uma oferta simples” que o prelado põe “com amor” nas mãos de Maria para que seja ela a oferecê-las a cada paróquia, comunidade, pessoa.

D. António Vitalino, bispo emérito de Beja, explica no prefácio que esta obra surgiu a partir de sete catequeses marianas para a diocese de Beja, que rapidamente esgotaram duas tiragens. Como os pedidos de fora da diocese eram muitos, acrescentaram-se mais cinco catequeses e surgiu este livro. “Escritas em linguagem acessível, a pensar nas pessoas das nossas paróquias, acreditamos que são um bom instrumento para ajudar os fiéis a conhecerem melhor a nossa Mãe do Céu e a deixaram-se envolver na luz que das suas mãos irradia”, afirma o bispo emérito.

Os títulos das catequeses são:

1. Quem é Nossa Senhora
  2. A evangelização de Maria
  3. A gravidez de Maria
  4. A Vida manifestou-se
  5. Uma família de servos
  6. O coração de Maria
  7. Discípula de seu filho
  8. Em Caná e junto à Cruz
  9. Orante e mestra de oração
  10. A morte e a glorificação de Maria
  11. A beleza da Virgem Maria
  12. Um sinal grandioso.

Cada catequese é ilustrada por uma imagem pintada pelo autor para algum templo ou serviço da Igreja, como seminários e cúrias diocesanas, ou da própria coleção do autor-bispo.