Sáb. Out 12th, 2024

O P.e António de Almeida Cruz, pároco de São Salvador – Ílhavo, celebra no próximo domingo 50 anos de ordenação presbiteral.

Foi ordenado padre no dia 22 de setembro de 1974, na Sé de Aveiro, por D. Manuel de Almeida Trindade. Para celebrar as bodas de ouro sacerdotais, o Bispo de Aveiro preside a uma Missa de Ação de Graças na Igreja Matriz de Ílhavo, no dia 22 de setembro, às 16h00, seguindo-se um convívio no Salão Paroquial.

No domingo passado, convidando os paroquianos “a partilhar a alegria dos 50 aos de vida sacerdotal”, o pároco de Ílhavo escreveu na folha “Família Paroquial”: “Senti Cristo sempre comigo (…). Obrigado, irmãos de Ílhavo e todos os outros que se cruzaram na minha vida, por toda a ajuda que me tendes dado ao longo desta estrada da vida.”

Natural da Glória, Aveiro (27- 03-1946), o P.e António de Almeida Cruz, após a ordenação, começou por ser professor no Seminário de Calvão e colaborador em Ponte de Vagos. Em 1976 foi paroquiar Vale Maior, ficando como coadjutor da Branca. Mas tarde assumiu também a paróquia de Ribeira de Fráguas. Na década de 90 mudou para o arciprestado de Águeda, onde foi pároco da Borralha e de Agadão. Passou ainda por Oliveira do Bairro, sendo pároco da freguesia sede de concelho e administrador de outras por doença ou falecimento de padres. Nestas circunstâncias, sendo pároco de Oliveira do Bairro, assumiu as paróquias do Troviscal, Amoreira da Gândara, Oiã e Sangalhos.

Desde 2011 é pároco de Ílhavo. A par com a vida paroquial, o P.e António de Almeida Cruz foi diretor espiritual dos Cursilhos e de Cristandade, quase sempre arcipreste (mais de 30 anos nos quatro arciprestados em que paroquiou), membro do Conselho Presbiteral e do Colégio de Consultores.

in Correio do Vouga, edição de 18 de setembro de 2024

Edição do “Correio do Vouga” de 27 de setembro de 1974