Qua. Nov 13th, 2024

ROSTO DE MISERICÓRDIA

MARIA DA CONCEIÇÃO NUNES

Pe. Georgino Rocha

Maria da Conceição Nunes, São Nunes como é mais conhecida, narra pessoalmente o seu itinerário de vida, enquadrado na moldura de uma Igreja em renovação e de um mundo em profunda mutação. Vai fazendo desfilar uma galeria de rostos marcantes no tempo em que vivemos.

«Igreja Aveirense» regista este percurso tão eloquente e destaca o seu belo testemunho.

A São Nunes apresenta, em resumo, as seguintes fases: Despertar para a Fé e a Igreja, gosto pelo saber e pelas pessoas, pelo mundo e o que viria. Outra fase, possivelmente a mais marcante: dos 15 aos 25: Crescer no conhecimento, na amizade, na destrinça/discernimento, no sentido profundo da liberdade, da justiça e injustiça, da guerra, das despedidas de jovens de 19, 20 anos que partem para ela.

Crescer sempre 

Outra fase de grande alcance: Crescer na descoberta dos movimentos cristãos que formaram o meu caráter e personalidade, na Fé, no entusiasmo de a celebrar, viver, espalhar. Crescer na Alegria do companheirismo sadio e fecundo, no fazer amigas e amigos de muitos lados, nos encontros de jovens, nos grupos, nos acampamentos, nas experiências novas de oração e celebração, após o Vaticano II, na nossa língua. Tempo vibrante e novo onde tudo era gratuidade, frescura. vento novo.

Fase de descoberta: o Espírito de Deus. A felicidade única tão assumida quanto repartida, cantada, interiorizada. Trabalho e início de estudo:  preparatório, secundário, complementar e superior. Em resumo, diz a São Nunes: O encanto, o encantamento, a afirmação, a escolha, a responsabilidade, assumida, os pés assentes em valores perenes.

Sensível às pessoas amigas 

Muito sensível às pessoas amigas, sobretudo às que mais a influenciam e ajudam a crescer espiritual e apostolicamente. Faz um evocação emocionada da memória do Padre João Mónica, que ” vive há 13 anos na comunhão dos Santos”. Ele caminhou connosco e ensinou-nos o Caminho, Contou connosco e continuamos a contar com a sua intercessão. “Conto convosco. Contai comigo”, dizia no Colégio de Calvão, onde era director.

Atenta à comunicação social 

Atenta ao que circula na comunicação virtual, faz sua a denúncia de  uma série de graves questões éticas que exigem um juízo sábio e criterioso da parte de todos os que se preocupam com a autenticidade e a qualidade das relações humanas. Esta leitura é feita pelo Papa Francisco na mensagem enviada ao Congresso Mundial da Signis, Associação católica mundial para a comunicação. Às vezes essas redes tornam-se locais de toxicidade, discurso de ódio e notícias falsas. Sendo preciso desenvolver um sólido sentido crítico, aprendendo a distinguir a verdade da falsidade, o certo do errado, o bem do mal, e a apreciar a importância de trabalhar pela justiça, pela concórdia social e pelo respeito à nossa casa comum.

Renovação da Igreja, nó górdio galvanizador 

A renovação da Igreja constitui um pólo galvanizador da sua observação apostólica, especialmente o ministério ordenado. Sirva de ilustração o comentário que faz ao cardeal de Wa, Richard Kuua, Gana, que se queixa, e com razão, do preço das vestes cardinalícias.

Eu acho que as indumentárias não “fazem” os cardeais, os bispos, os padres. E muito mais as ricas e caras. A simplicidade por fora só fica fica muito melhor quando é eco ou espelho da que vai por dentro… O Papa Francisco bem mostra como é.