Dom. Out 17th, 2021

Notícia recolhida do Correio do Vouga

54 paróquias da Diocese assumiram o projeto “Say Yes”, como caminhada catequética dos adolescentes do 7.º ao 10.º anos. Neste projeto estão empenhadas cerca de 420 catequistas e mais de 2.400 adolescentes.

Sabemos que alguns catequistas e sacerdotes têm tido alguma dificuldade, quer no desenvolvimento dos encontros com adolescentes, quer na procura dos materiais de apoio: símbolos, hinos das variadas jornadas, vídeos, mapa… e, sobretudo, na forma melhor de se fazer esta catequese que pede, naturalmente, mais atenção e preparação.

Neste sentido, o departamento da catequese de adolescentes disponibilizou-se para fazer um encontro não para explicar o projeto (o que foi feito já pelo P.e Tiago), mas para tirar dúvidas e para mostrar algumas formas práticas de execução. Queremos fazer uma abordagem prática de implementação. Não queremos falar sobre o que é o “Say Yes”, mas como fazer o “Say Yes”.

Por isso, iremos fazer um encontro para os catequistas de adolescentes que estão com projeto “Say Yes”. Convidamos todos a participarem num dos seguintes encontros:

28 de novembro, às 21h15, no salão paroquial de Ílhavo (para catequistas dos arciprestados de Aveiro, Ílhavo e Vagos);

2 de dezembro, às 21h00, no salão Paroquial de Albergaria-a-Velha (para catequistas dos arciprestados de Albergaria- -a-Velha, Sever do Vouga e Estarreja/Murtosa);

4 de dezembro, às 21h00, em Águeda, no salão do Cefas (para catequistas dos arciprestados de Águeda, Oliveira do Bairro e Anadia).

Queremos ser práticos e ajudar a partir de experiências já feitas por uma paróquia com o primeiro diário de bordo e algumas ideias para o 2.º diário de bordo. Nesta reunião daremos indicações de algumas ações, quer com catequistas, quer com adolescentes, bem como algumas informações sobre o estudo a realizar-se a nível nacional sobre catequese com adolescentes.

P.e Joaquim Martins
Departamento da Catequese de Adolescentes da Diocese de Aveiro