A CDBCIA – Comissão Diocesana para os Bens Culturais da Igreja de Aveiro – apresentou, ontem, dia da Festa da Apresentação do Senhor e, neste ano, também, Jubileu do Consagrado, a primeira das três exposições temporárias previstas para o presente ano.
Intitulada de “A escrita de um ícone” esta primeira exposição temporária do ano 2025 apresenta uma criteriosa seleção de peças, que pretende aproximar os visitantes, crentes e não crentes, a uma realidade artística ainda desconhecida do grande público.
Referiu o Coordenador, Eduardo Domingues, que, quando a exposição foi proposta em reunião à Comissão que coordena, logo a temática foi aceite pela CDBCIA, porque a Arte pode ser entendida como caminho para a paz e porque o ícone aproxima culturas. O diálogo intercultural é, pois, a base do percurso expositivo que leva o visitante a descobrir a beleza deste tipo de pintura, através da abordagem simbólica, pela esquematização formal e pela ênfase na espiritualidade. A conjugação destes fatores, inserido no lema diocesano ‘Deus Caminha Connosco’ leva a esta Via Pulchritudinis que, agora, se apresenta no Salão de São Domingos, junto à Catedral de Aveiro. De 02 de fevereiro a 12 de maio, em dias específicos e sob marcação ou com programação específica já agendada, o visitante poderá deleitar-se com a fruição do belo e entender a razão pela qual se afirma que um ícone não é pintado mas é escrito.
Os materiais e mais de meia centena de peças estão agrupados em torno de três núcleos, A Vita Christi, a vida da Virgem Maria e os Santos enquanto devoções particulares que levarão o visitante numa viagem pelo simbolismo e pela tradição de séculos de história, arte e devoção. O ícone, esse sagrado pedaço de madeira alisado e tratado para receber a têmpera e a folha de ouro metamorfoseia-se numa Vero Imago e é adorada na sua total sacralidade.
O Coordenador apresentou, ainda, as duas exposições sequentes, na semana de 23 de abril, uma nova exposição temporária alusiva ao livro, e em meados de outubro uma outra exposição alusiva à obra sacra do Arq.º Cravo Machado.
Sob o lema do ano, Peregrinos de Esperança, Deus caminha connosco, estão todos convidados a visitar e fruir a Exposição “A escrita de um ícone”, patente no Salão de São Domingos, junto à Catedral de Aveiro.