D. António MOITEIRO (texto) e Pedro ALVES (ilustrações), Santa Joana Princesa de Aveiro: «Amar a Deus é servir», Aveiro, Editora Tempo Novo, 2025.
Antecipando outras dinamizações didático-lúdicas deste livro, a Comissão Diocesana da Cultura criou e disponibiliza alguns recursos que poderão ser utilizados, com a muito edificante leitura deste livro. E como é bom pretexto para leituras (boas leituras!) o Verão!
Puzzles para imprimir, recortar e construir (imagens recolhidas do interior do livro)
Estes puzzles podem ser jogados online:
https://puzzel.org/pt/jigsaw/play?p=-OWl1joYSQtM2yYrZqI1
https://puzzel.org/pt/jigsaw/play?p=-OWl2aUza6j07u7DLDP-


Esta sopa de letra pode ser jogada online
www.educima.com/wordsearches/santa_joana_princesa_de_aveiro-92e10ced1e8a3699d0ab5ed2a89acc7c

Este crucigrama pode ser jogado online
www.educima.com/crosswords/santa_joana_princesa_de_aveiro-7c3b36ae6730a5a1801e3954f97d4f65
Luís Manuel Pereira da Silva
Só vidas extraordinárias conseguem o feito, também ele extraordinário, de, apesar de simples, resistirem à poeira do tempo. Assim é a vida de Santa Joana. Tantas outras princesas foram belas, foram aclamadas, regeram nações e, porém, o pó do tempo caiu, silencioso, sobre as suas histórias.
Estamos a menos de uma geração de completar 600 anos sobre o seu nascimento, mas continua a fascinar a vida de Joana, a princesa que decidiu escolher a então pequena e distante vila de Aveiro para se recolher, longe dos luxos e seduções da corte lisboeta. Odivelas fora uma possibilidade de recolhimento, pois ali havia um reconhecido mosteiro da ordem de Cister. Mas a grandiosidade e a proximidade da vida cortesã inibiram-lhe a escolha.
Beleza, dedicação, contemplação, doação, atenção aos mais pobres ilustram a vida da princesa santa, cujos méritos de erudição e beleza se difundiam como fama sem fronteiras. O delfim de França estivera entre os seus pretendentes, uma história que Giovanni Maria Mutti passou para teatro, em peça de 1682 que a diocese de Aveiro ajudou a resgatar do esquecimento, após descoberta feita pelo Museu de Aveiro, pela mão do seu diretor, José António Christo, e que, traduzida por Pe. Franclim Pacheco, foi editada, com o apoio da Comissão Diocesana da Cultura, pela mesma editora Tempo Novo que brinda, agora, os leitores com nova obra, desta feita, dedicada aos mais novos.
Em boa hora esta bela peça de literatura infantojuvenil contou com a autoridade do bispo de Aveiro, D. António Moiteiro, os traços coloridos e luminosos do ilustrador Pedro Alves e o apoio da Câmara Municipal de Aveiro, o Museu de Santa Joana (Aveiro) e a Fundação D. Manuel II. Vislumbra-se um longo percurso para esta oportuna nascente de muitas portas de acesso à biografia da princesa que, sendo venerada em todo mundo como cristã beatificada, tem no recanto fresco de Aveiro o exclusivo da veneração como Santa. Mas este livro será, certamente, mais um generoso contributo para que se consuma, o mais brevemente possível, o desejo aveirense de que a Igreja universal venere Joana, a princesa, como Santa.
Muito ajudará o acolhimento que poderá proporcionar-se, junto dos corações das crianças e jovens, da biografia que por este livro se proporciona, através de texto límpido e imagens cativantes com que se renova a atualidade da vida e mensagem da filha do Rei Africano que se fez pequena para fazer grande o coração dos mais pequenos.
Assim saibam os leitores deste colorido livro conquistar novos leitores para a narrativa singular que é a vida da Princesa que, no seu recolhimento, abriu Aveiro ao Mundo e o Mundo ao segredo que Aveiro tem para lhe contar.

