Dom. Abr 28th, 2024
Livros e leituras | II série [Parceria com a livraria Santa Joana Princesa | Aveiro]

Newsletter 005 | Março 2024

Os livros e artigos desta newsletter podem ser adquiridos na Livraria Santa Joana. | Preços especiais para Centros Sociais Paroquiais e outras IPSS da Diocese de Aveiro

Ficai connosco, Senhor
A mesa evoca a refeição em comum, a partilha do pão e a alegria do encontro familiar e comunitário. O Catecismo da Igreja Católica indica: «Entre os sacramentais figuram, em primeiro lugar, as bênçãos (de pessoas, da mesa, de objetos e lugares). Toda a bênção é louvor de Deus e oração para obter os seus dons. Em Cristo, os cristãos são abençoados por Deus Pai, “com toda a espécie de bênçãos espirituais” (Ef 1,3). É por isso que a Igreja dá a bênção invocando o nome de Jesus e fazendo habitualmente o santo sinal da cruz de Cristo» (n. 1671). A bênção da mesa é um sacramental importante, isto é, um sinal sagrado da Igreja que tem por fim preparar os homens para receber os frutos dos sacramentos e santificar as diferentes circunstâncias da vida. Os textos deste livro foram elaborados pela comunidade do Mosteiro de São Bento de Singeverga.

Ficai connosco, Senhor. Orações diárias para a bênção da mesa
Mosteiro de Singeverga | Secretariado Nacional de Liturgia | 224 páginas | PVP 6,00 €

[Encomendar]



Newsletter da Livraria Santa Joana
A missão de uma livraria diocesana é inseparável da missão da Igreja, que tem sempre o seu foco na evangelização.
Sem dúvida que, ao longo de mais de cinquenta anos, a Livraria Santa Joana tem contribuído para a ação pastoral da Diocese de Aveiro, nomeadamente no campo da evangelização e da liturgia.
De Pedro a Francisco, sempre a Igreja considerou que a fé tem de se fazer cultura, para que o Evangelho seja realmente significativo em cada época, com as suas circunstâncias e desafios. São Pedro, ao mesmo tempo que nos exorta a confessarmos no íntimo do nosso coração Cristo como Senhor, apela a estarmos dispostos a dar a razão da nossa esperança àqueles que a pedirem (Pd 3,15). A convicção de fé é íntima, mas não é particular, é pública. A fé cristã é sempre pública e precisa de razões, argumentos, diálogos, propostas… A ausência de tudo isso leva ao “drama” que Paulo VI sentiu, e hoje ainda se sente mais. “A rutura entre o Evangelho e a cultura é sem dúvida o drama da nossa época, como o foi também de outras épocas. Assim, importa envidar todos os esforços no sentido de uma generosa evangelização da cultura, ou mais exatamente das culturas” (EN, 20). Na mesma linha vai o Papa Francisco, quando escreve que “há uma necessidade imperiosa de evangelizar as culturas para inculturar o Evangelho” (EG, 69).  E aponta a cultura urbana, a cultura popular, a cultura mediática, a cultura globalizada… Um campo imenso.
A envangelização da cultura não é tarefa exclusiva da Livraria Santa Joana. É de todos os cristãos. E, felizmente, a Diocese de Aveiro tem organismos e serviços que estão a fazer um trabalho muito meritório neste campo. Mas à livraria diocesana é pedido muito concretamente que disponibilize bons livros, para alimentar a evangelização, a espiritualidade e a cultura, e bons objetos litúrgicos, para ajudar cristãos e comunidades nas devoções particulares e nas celebrações litúrgicas.
Que a livraria diocesana faça chegar a mais pessoas a suas propostas e que se renove constantemente para servir os novos tempos – afinal ela integra a empresa diocesana Tempo Novo, o tempo iniciado por aquele que “renova todas as coisas” (Ap 21,5) –, é o que desejo, quando se abre um novo canal através desta newsletter.