Livros e leituras | II série
[Parceria com a livraria Santa Joana Princesa | Aveiro]
Newsletter 002 | Novembro 2023
Francisco em Portugal
Do “Encontro com as autoridades, com a sociedade civil e com o Corpo Diplomático” à coletiva de imprensa durante o voo de Lisboa para Roma, este livro reúne os trezes discursos, homilias e pronunciamentos do Papa Francisco em Portugal, de 2 a 6 de agosto. Como é sabido, por diversas vezes o Papa saiu do guião, isto é, dos textos que estavam previamente escritos, como quando visitou o Centro Paroquial de Serafina. Podemos agora ler os textos todos na íntegra, que são, como se escreve na contracapa do livro, “uma mensagem de esperança para «todos, todos, todos».
|
|

Newsletter da Livraria Santa Joana
A missão de uma livraria diocesana é inseparável da missão da Igreja, que tem sempre o seu foco na evangelização.
Sem dúvida que, ao longo de mais de cinquenta anos, a Livraria Santa Joana tem contribuído para a ação pastoral da Diocese de Aveiro, nomeadamente no campo da evangelização e da liturgia.
De Pedro a Francisco, sempre a Igreja considerou que a fé tem de se fazer cultura, para que o Evangelho seja realmente significativo em cada época, com as suas circunstâncias e desafios. São Pedro, ao mesmo tempo que nos exorta a confessarmos no íntimo do nosso coração Cristo como Senhor, apela a estarmos dispostos a dar a razão da nossa esperança àqueles que a pedirem (Pd 3,15). A convicção de fé é íntima, mas não é particular, é pública. A fé cristã é sempre pública e precisa de razões, argumentos, diálogos, propostas… A ausência de tudo isso leva ao “drama” que Paulo VI sentiu, e hoje ainda se sente mais. “A rutura entre o Evangelho e a cultura é sem dúvida o drama da nossa época, como o foi também de outras épocas. Assim, importa envidar todos os esforços no sentido de uma generosa evangelização da cultura, ou mais exatamente das culturas” (EN, 20). Na mesma linha vai o Papa Francisco, quando escreve que “há uma necessidade imperiosa de evangelizar as culturas para inculturar o Evangelho” (EG, 69). E aponta a cultura urbana, a cultura popular, a cultura mediática, a cultura globalizada… Um campo imenso.
A envangelização da cultura não é tarefa exclusiva da Livraria Santa Joana. É de todos os cristãos. E, felizmente, a Diocese de Aveiro tem organismos e serviços que estão a fazer um trabalho muito meritório neste campo. Mas à livraria diocesana é pedido muito concretamente que disponibilize bons livros, para alimentar a evangelização, a espiritualidade e a cultura, e bons objetos litúrgicos, para ajudar cristãos e comunidades nas devoções particulares e nas celebrações litúrgicas.
Que a livraria diocesana faça chegar a mais pessoas a suas propostas e que se renove constantemente para servir os novos tempos – afinal ela integra a empresa diocesana Tempo Novo, o tempo iniciado por aquele que “renova todas as coisas” (Ap 21,5) –, é o que desejo, quando se abre um novo canal através desta newsletter.