Dom. Nov 28th, 2021

III Semana da Quaresma

[de 07 a 13 de março]

Desafio: Reconstrói

 

(Instrumental)

Introdução

A Igreja inicia a terceira semana da Quaresma. Em cada Domingo surge uma oportunidade para fazer uma pausa, respirar fundo e procurar a Deus. O Domingo é o dia do Senhor. Deves procurar encontrar-te com Deus e dar-Lhe um lugar especial. Essa é a verdadeira atitude cristã perante o domingo: dar o devido lugar ao descanso, mas dar sobretudo lugar a Deus Pai que te ama.

(Instrumental)

Preparando a oração

Procura agora, neste momento que escolheste, fazer silêncio no teu interior. Dispõe-te a ficar à escuta.

Cultiva a paciência como quem cuida de uma flor frágil… pois nenhuma relação sobrevive à falta de paciência. Se estiveres disponível, Deus escolherá o melhor momento para te revelar o Seu amor. Faz da paciência o ritmo dos teus dias e escuta o que te diz Jesus no Evangelho segundo João.

(Instrumental)

Leitura da Bíblia – João 2, 13-16

Jesus disse: «Não façais da casa de meu Pai casa de comércio»…Os discípulos lembraram-se do que tinha dito e acreditaram na Escritura e nas palavras que Jesus dissera.

(Instrumental)

Reflexão

Jesus está profundamente apaixonado por Deus e pelo Seu sonho de Amor e de Vida abundante para toda a humanidade. Ele usa toda a Sua energia, paciência e criatividade para propor o Reino dos Céus a quem vai encontrando. No entanto, não tolera que a imagem de Deus Pai, cheio de Misericórdia, seja distorcida. Deus é Amor e não pode ser transformado em «mercadoria». Na Sua dimensão humana, Jesus perde a paciência quando vê, destruída pela humanidade, a possibilidade de encontrar o Deus verdadeiro: o Deus de Amor, de Ternura, de Bondade e Perdão.

 

Conversa com Deus

E tu? Como ages em tantas e tantas situações incorretas ou de injustiça? Quantas vezes, expulsas Deus da tua vida, em vez de denunciares o mal? Quantas vezes tens vergonha de agir e enfrentar o que não está bem? O que te diz Jesus no Evangelho que escutaste é que existem momentos da vida em que é preciso agir, enfrentar e denunciar as situações que não detêm em si o bem comum de todos. Ser cristão também passa por aqui.

 

(Instrumental)

Conclusão

A Quaresma é um tempo privilegiado para examinares atentamente o que sentes no coração, para compreender como responder melhor às injustiças, sem raiva e sem espírito de vingança. Esta semana, guarda um tempo de silêncio para um breve exame de consciência. Tenta reconhecer os momentos em que Deus veio ao teu encontro. É necessário olhares claramente para as tuas faltas, mas sem ficares preso aí. Para lá do teu erro e do teu limite, estão o Amor e o Perdão de Deus, que são sem limites!

Termina assim a tua oração: «Jesus, purifica a imagem que faço de Ti. É forte a tentação de Te imaginar em função dos meus interesses mas, abre o meu coração à Tua Confiança e aumenta a minha Fé e Esperança.». Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo…