Dom. Out 17th, 2021

Domingo de Ramos – 28 de março

Semana Santa

[de 28 de março a 3 de abril]

Desafio: Segue Jesus

 

(Instrumental)

Introdução

No Domingo de Ramos, tem início a Semana Santa, a mais importante do ano para todos os Cristãos. O nome completo desta grande celebração é, Domingo de Ramos na Paixão do Senhor. Na Eucaristia recordamos a entrada de Jesus em Jerusalém e os acontecimentos que levaram Jesus a morrer na Cruz. Começa agora assim este momento de oração, desejando acompanhar Jesus, na semana mais difícil da Sua Vida…

 

(Instrumental)

Preparando a oração

Jesus festejou a sua entrada em Jerusalém, montado num jumentinho que não era dele e aclamado por uma multidão de pobres. Ele não quis ser superior a ninguém, quis só cumprir a vontade de Deus Pai, escolhendo gestos e palavras de mansidão e humildade. Subiu a Jerusalém para nos levar a todos até à presença de Deus.

A única forma de estar diante de Deus é por Amor. Por isso, Jesus morreu de amor pela Humanidade, por mim, por ti, por cada um de nós. Escuta agora a passagem do Evangelho segundo São Marcos.

 

(Instrumental)

Leitura da Bíblia – Marcos 11, 1-10

[Quando se aproximaram de Jerusalém], muitos estendiam as suas vestes no caminho, outros puseram ramos que tinham apanhado nos campos. Tanto os que iam na frente, como os que seguiam atrás, gritavam: «Hossana! Bendito o que vem em nome do Senhor. Bendito o reino que vem, o reino do nosso pai David! Hossana nas alturas!».

 

(Instrumental)

Reflexão

Jesus prepara a Sua entrada triunfal em Jerusalém em plena consciência do que esta significa. Naquela época, os reis, em tempo de guerra, visitavam as cidades a cavalo. Mas, quando vinham em missão de paz, entravam montados num jumentinho e o povo sabia disso. Jesus é reconhecido e aclamado como Rei, como o Filho de David tão esperado, por isso a multidão estende as suas capas e os ramos verdes, sinais de vida e de esperança. Sinais da grande humildade, coragem e vitória de Jesus, que triunfa sobre o pecado e a dor.

 

Conversa com Deus

Jesus, imagino aquele momento de alegria, de dor e ao mesmo tempo de esperança. Uma multidão que de alma e coração te aclama e louva para depois friamente te entregar e condenar. Quero hoje unir o meu ramo a Ti pedindo-Te a graça de ser tudo e todo em Ti. Ajuda-me a encontrar na Tua Paixão a certeza do Teu amor incondicional. Que esta Semana Maior faça os meus gestos e palavras mais próximos da minha fé.

 

(Instrumental)

Conclusão

Esta semana não termina na morte, mas sim na Ressurreição, quando Deus diz a última palavra sobre a vida de Jesus e sobre a redenção da humanidade. Procura nestes dias dar mais tempo à oraçãoficar mais unido a Jesus e acompanhá-Lo como um verdadeiro discípulo. Ao terminares a tua oração, promete-Lhe que vais estar a Seu lado, que queres ser Seu amigo e mostrar que a Cruz de Jesus é sinal de Vida e de Esperança para o nosso Mundo.

 

Pai nosso que estais nos céus
santificado seja o vosso nome
venha a nós o vosso Reino
seja feita a vossa vontade
assim na terra como no Céu.
O pão nosso de cada dia nos dai hoje
perdoai-nos as nossas ofensas
assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido
e não nos deixeis cair em tentação
mas livrai-nos do
 mal.