Aveirenses no Episcopado
Rubrica dedicada à divulgação da história de bispos nascidos no território da diocese de Aveiro, nas suas duas fases: entre 1774 e 1882 – 1.ª fase | depois de 1938 – 2.ª fase
Textos da autoria de Monsenhor João Gonçalves Gaspar, recolhidos do livro Diocese de Aveiro: subsídios para a sua história, Aveiro: Edição da Diocese de Aveiro, 2014.
Textos publicados nos dias 24 e 11 de cada mês | A diocese de Aveiro foi restaurada em 1938, com bula do Papa Pio XI, datada de 24 de agosto desse ano, e executada em 11 de dezembro.
João Gonçalves Gaspar (Monsenhor)*
D. José Xavier de Cerveira e Sousa
D. José Xavier de Cerveira e Sousa nasceu na freguesia de Mogofores (Anadia) em 27 de novembro de 1797; doutorou-se em teologia (1822), foi lente na Universidade de Coimbra e pároco de Castelo Viegas (Coimbra) e de Aguada de Cima (Águeda). Eleito bispo do Funchal, obteve a confirmação do papa Gregório XVI no dia 22 de janeiro de 1844; chegou à diocese em difíceis circunstâncias, mas deixou fama de virtude, zelo e diplomacia. Pela implantação do regime liberal, havia dez anos que na ilha da Madeira não residia qualquer bispo. Por decreto real de 18 de abril de 1849 foi transferido para a diocese de Beja e nela confirmado pelo papa Pio IX em 28 de setembro; em 1859 foi transferido para Viseu, onde chegou em 05 de outubro. Ao estabelecer nesta última diocese certas disposições sobre o traje eclesiástico, encontrou grande resistência; desgostoso, retirou-se para a sua terra natal, onde faleceu em 15 de março de 1862, sendo os seus restos mortais sepultados na capela-mor da igreja matriz.
* Academia Portuguesa da História
Imagem: Arquivo Distrital de Aveiro