Sex. Mar 29th, 2024

Lançamento do livro “Migrações Bíblicas”

Autor: Jorge Carvalho Arroteia

Local e Data: Assembleia Municipal de Aveiro (antiga Capitania), dia 4 de dezembro, às 18h00

Apresentação: Manuel Joaquim Rocha, padre, vigário-geral da Diocese de Aveiro

O AUTOR

Jorge Carvalho Arroteia (Monte Redondo – Leiria, 1947) – Professor Catedrático da Universidade de Aveiro (Aposentado). Licenciado em Geografia (Universidade de Lisboa, 1972), Doutor em Ciências Sociais (U.A., 1983) e Agregado em Ciências Sociais (Universidade de Aveiro, 1986). Enquanto Docente da U.A., desenvolveu diversos projetos e estudos no âmbito da geografia humana e da emigração portuguesa em Portugal, Espanha, França, Suíça e Luxemburgo. Consultor nas áreas da educação e desenvolvimento.

É autor de diversos trabalhos na área da geografia e da população. Referimos os mais recentes: (2017) “De Portugal para o mundo: gentes e rotas da Lusofonia”, Macau, Instituto Politécnico de Macau; (2013) “A Universidade de Aveiro e os seus contextos”, Aveiro, Universidade de Aveiro; (2008), “Educação e desenvolvimento: fundamentos e conceitos”, Aveiro, Universidade de Aveiro; (2007) “A população portuguesa: memória e contexto para a ação educativa”, Aveiro, Universidade de Aveiro.

O LIVRO

“Migrações bíblicas” (Ed. Tempo Novo; 400 páginas; PVP: 15 euros) é um estudo sobre os movimentos de pessoas e povos nas terras bíblicas (Médio Oriente).

“Através de uma narrativa dinâmica que nos coloca em contacto com o mistério insondável da natureza humana, escutando o ruído do homem nas rotas descritas na Bíblia, o autor analisa esses diversos percursos, levando-nos ao encontro de protagonistas individuais e coletivos, triunfantes e oprimidos; somos confrontados, através deste contributo analítico, com momentos dramáticos da história do povo hebreu, de uma história tecida de sofrimento e glória” (do Prefácio, assinado por Cassiano Reimão).

A EDITORA

A editora Tempo Novo é a editora da Diocese de Aveiro. Entrou em atividade em 2014, publicando em média cinco livros por ano. Está ligada à Livraria Santa Joana. A editora é coordenada por Jorge Pires Ferreira (contactos: editoratemponovo@gmail.com, 968437237).