Qua. Mai 1st, 2024
Notícia e foto recolhidas da Agência Ecclesia

A obra «O culto a Santa Joana Princesa em Aveiro – memórias» da autoria de Nuno Gonçalo da Paula vai ser lançada dia 20 deste mês, pelas 15h00, na Igreja de Jesus (Museu de Aveiro/Santa Joana).

A apresentação vai ser feita pelo docente Luís Souto e trata-se de uma edição da 959 – Associação para a investigação, consultoria e edição em comunicação, com abertura de Maria da Luz Nolasco, técnica superior do Museu de Aveiro, e prefácio de D. António Moiteiro, Bispo de Aveiro, lê-se numa nota enviada à Agência ECCLESIA.

O essencial da obra resultou da dissertação de mestrado do autor, em 2018, mas continuou a recolha de documentação sobre o culto a Santa Joana Princesa em Aveiro e também de imagens e obras referentes à padroeira da cidade e da diocese.

O fio condutor da obra é a ação desenvolvida por vários agentes no culto à Infanta D. Joana em Aveiro: Mosteiro de Jesus e Ordem dos Pregadores, Diocese de Aveiro, Irmandade de Santa Joana Princesa e Município de Aveiro, desde o seu falecimento, em 12 de Maio de 1490, até aos nossos dias.

“Além da documentação que está aduzida ao volume – que muita dela estava já no pó dos arquivos ou que contava com dezenas de anos desde a sua divulgação primitiva –, o autor pretendeu cruzar informações relevantes para se entender o culto a Santa Joana em Aveiro”.

A capa do livro “O culto a Santa Joana Princesa em Aveiro – memórias” apresenta uma aguarela de António Neves, concebida para esta edição, sendo que a contracapa reproduz uma frase de D. João Evangelista de Lima Vidal, num mês em que se completam 150 anos do seu nascimento e sendo que a ele se deve o reativar do culto contemporâneo a Santa Joana Princesa.

O lançamento da obra terá ainda um apontamento musical por Tiago Matias.

LFS