Sex. Abr 19th, 2024

A Diocese de Aveiro evoca e celebra a memória da sua padroeira com Eucaristia e apresentação do “Memorial de Santa Joana Princesa e Crónica da fundação do Convento de Jesus”.

Pelo segundo ano consecutivo sem manifestação pelas ruas da cidade, o ano de 2021 fica marcado pelo lançamento de cópia fiel dos dois documentos. “O livro que o leitor tem nas suas mãos é a cópia, com textos atualizados, de dois originais: – a) «Memorial da muito excelente Princesa e muito virtuosa Senhora, a senhora infanta dona Joana nossa senhora, filha do mui católico e cristianíssimo Rei dom Afonso quinto e da Senhora Raínha dona Isabel, sua mulher»; – b) e o livro em que «está escrito e se contém o nascimento, princípio e fundamento deste mosteiro e casa de Jesus Nosso Senhor desta vila de Aveiro, …» pode ler-se na introdução.

Uma edição muito cuidada, desde a fidelidade ao texto original à escolha das imagens passando pela apresentação gráfica e edição de capa dura com sobrecapa.

A celebração da Eucaristia e a apresentação da obra, na Sé de Aveiro, terão transmissão em direto em www.diocese-aveiro.pt.