Sex. Out 22nd, 2021

Sonhar os sonhos de Deus

A Igreja Universal vai celebrar entre os dias 18 a 25 de Abril a 58º Semana de Oração pelas Vocações. O Papa Francisco escreve para esta semana a mensagem «São José: O sonho da Vocação», fazendo uma leitura vocacional à vida de São José. Na vida do nosso patriarca podemos identificar, diz o Papa Francisco, três palavras-chave de uma entrega vocacional: Sonho, Serviço e Fidelidade. O sonho, que deseja a uma entrega de amor; o serviço, como a maturação do dom de si para não ficar apenas no sacrifício; e a fidelidade, como a adesão contínua e diária às grandes opções de vida tomadas.

Neste contexto, o Serviço das vocações, acolhimento e formação espiritual proporá estrategicamente inicialmente a indicação e formação de animadores vocacionais locais, os quais sejam os primeiros acompanhadores vocacionais dos nossos jovens, e que estejam atentos a todas as atividades vocacionais que se realizem e sejam mediadores de uma real inserção eclesial. A par destes propomos o cuidado dos grupos de oração pelas vocações já existentes, e onde for necessário, a sua revitalização. A seu tempo daremos mais informações concretas sobre estes dinamismos.

Na semana de 18 a 25 de abril propomos para cada dia uma atividade diocesana, que dadas as contingências que vivemos, serão predominantemente online:

• 18 de abril, domingo: Apresentação da Equipa do Serviço Diocesano.
  • 19 de abril, segunda-feira: A vocação batismal.
  • 20 de abril, terça-feira: A vocação matrimonial: um tempo de oração e partilha.
  • 21 de abril, quarta-feira: Webinar “A missão, na vida e pela vida”.
  • 22 de abril, quinta-feira: Oração “Pedi trabalhadores para a messe”, 21h, Seminário de Santa Joana Princesa.
  • 23 de abril, sexta-feira: Via Lucis promovida pela Pastoral da Juventude.
  • 24 de abril, sábado: Vigília de oração pelas vocações, 21h30, Igreja do Carmo, Aveiro.
  • 25 de abril, domingo: Oração com CIRP, 16h, Carmelo de Aveiro.

Os materiais de apoio para esta semana estão disponíveis em http://www.ecclesia.pt/cevm/Entre os vários materiais, destacamos os vídeos em forma de testemunho, as preces para a Eucaristia, para além do cartaz e da oração própria que sugerimos que seja feita ao longo da semana, ou pelo menos nas missas do Domingo 25 de Abril.

Neste tempo que vivemos, embora de escassez vocacional, o Evangelho é sempre portador de uma alegria de salvação, a qual todos somos chamados a viver e a testemunhar. Contamos, como Serviço Diocesano, com todos na grande obra das vocações.

Serviço de Vocações, Acolhimento e Formação Espiritual