D. António Francisco dos Santos vela por nós

11 Setembro, 2017 Não Por admin_cult

D. António Francisco dos Santos vela por nós

A notícia corre célere. Tem data de 11 de Setembro de 2017, dada pela secretaria da diocese do Porto: D. António Francisco é vítima de ataque cardíaco. E pouco mais adianta, pois os desenvolvimentos estão em constante actualização. A surpresa engrandece a memória do falecido.

Na peregrinação diocesana do Porto a Fátima, no passado dia 9 de setembro, faz uma prece que ficará como seu testamento espiritual: “Aqui pedimos a Nossa Senhora que nos ilumine na prossecução do nosso plano pastoral que hoje começa para sermos capazes de construir uma igreja bela, como uma casa de família, que seja mãe comovida pelas dores e sofrimentos dos seus filhos”.

António Francisco foi bispo de Aveiro de 8 de Dezembro de 2006 a 21 de fevereiro de 2014, tendo realizado acção notável, designadamente criando um clima sereno de confiança entre todos, de certeza da caminhada em conjunto como forma de ser Igreja, de proximidade na relação humana, de atenção à fragilidade, sobretudo das pessoas doentes e idosas. Ficam a marcar, de modo especial, a sua missão em terras de Aveiro a Missão Jubilar e a Residência Sacerdotal de Santa Joana. A sua dedicação à causa pública é reconhecida pela autarquia aveirense, a que se associam outras autarquias, com a atribuição e entrega da medalha de mérito, grau ouro, em sessão pública nos Paços de Concelho.

A sua memória abençoada é penhor de graças que, junto de Deus, continuará a implorar para as causas que deram sentido à vida, designadamente a da cultura que tão bem soube valorizar nos “diálogos da cidade”, da responsabilidade da Comissão Diocesana da Cultura.

A Comissão Diocesana da Cultura (Aveiro)

(Foto: D. António Francisco Santos – LFS/Agência ECCLESIA)