Ter. Fev 10th, 2026

O Centro Universitário Fé e Cultura (CUFC) está, de há uns meses a esta parte, a levar por diante uma reflexão que, sendo interna, conta com preciosos contributos quer de pessoas que já passaram pelo projeto, quer de gente que, pela experiência, história de vida ou compromisso social em chave eclesial ou não, já urgia envolver.

A alteração ou reorganização de algumas propostas já vão dando sinais de algumas perspetivas estruturantes que se vão estabilizando. Entre estas reorganizações que vão sendo concretizadas, sublinha-se, neste momento a visão para os serões de quinta-feira. Serão dias temáticos, marcados por propostas que, em chave do chamado Humanismo Cristão se querem assumir como dias de encontro, partilha e reflexão, dando lugar à atualidade e à cultura interpretada como tudo aquilo que nos envolve mas também na qual nos incluímos.

A par da parceria com a Comissão Diocesana da Cultura, uma realidade já amadurecida e concretizada, nomeadamente, através das já (re)conhecidas “Tertúlias” (a próxima será no dia 19 de Fevereiro às 21.30h), outros projetos e parcerias completam, agora, o “cardápio cultural”.

Aconselhamos a reservar na agenda a 3.ª quinta-feira do mês, onde acontece o formato “À Volta da Mesa”, um original CUFC que consiste na partilha de três mesas que que se sucedem e completam: a mesa da Eucaristia, a mesa da refeição e a mesa do diálogo (a próxima edição será no dia 12 e versará sobre relação, renovação e compromisso que é missão…).

Além disso, a abrir o mês, na primeira quinta-feira, a parceria com o Núcleo de Conversão Ambiental da Paróquia da Vera Cruz, permite colocar à disposição de todos um ciclo de ecoconferências que passamos a destacar.

ECOconversão e Casa Comum

O Foco de Conversão Ecológica da Paróquia da Vera-Cruz, dinamizado pelo grupo de animadores Laudato Si’, vai organizar, em parceria com o CUFC – Centro Universitário Fé e Cultura, um ciclo de encontros mensais subordinado ao tema “ECOconversão e Casa Comum”.

O objetivo destes encontros é promover a reflexão sobre a Ecologia Integral e incentivar uma Conversão Ecológica, com a adopção de práticas que respeitem a nossa Casa Comum, conforme o desafio lançado pelo Papa Francisco na Encíclica Laudato Si’.

O ciclo é constituído por cinco encontros, cada um dedicado a uma das dimensões da Ecologia Integral, e está aberto a todos os interessados.

O primeiro encontro realiza-se no próximo dia 5 de Fevereiro, sob o tema “Desigualdade”, com a participação de Viviane Runa, da ORBIS – Cooperação e Desenvolvimento.

 

“Tudo está interligado, nesta nossa casa comum.” “Não há duas crises separadas: uma ambiental e outra social; mas uma única e complexa crise socio ambiental.” LS (16,139)

Como vê, não faltam motivos para sair de casa às quintas-feiras! O CUFC, casa que sublinha a relação entre espiritualidade e atualidade quer, assim, cada vez mais assumir-se como aquele espaço da cidade onde fé e cultura são postas como questão, numa dinâmica marcada pela irreverência de quem sabe que a única coisa que não é discutível é a liberdade de dialogar e discutir. Assim exige o nosso presente, assim se constrói o futuro!

Vera Cruz_Núcleo de Conversão Ecológica CUFC_Comunicação