Ter. Abr 30th, 2024

Pedi a toda a Igreja que vivesse um tempo extraordinário de missionariedade no mês de outubro de 2019, para comemorar o centenário da promulgação da Carta apostólica Maximum illud do Papa Bento XV. A clarividência profética da sua proposta apostólica confirmou-se como é importante, ainda hoje, renovar o compromisso missionário da Igreja, potenciar evangelicamente a sua missão de anunciar e levar ao mundo a salvação de Jesus Cristo, morto e ressuscitado.

(Papa Francisco na Mensagem para o Dia Mundial das Missões 2019)

Ainda em tempo de vivência do Ano Missionário proposto pelos Bispos portugueses para todas as dioceses em Portugal e já a caminho da vivência do Mês Missionário Extraordinário convocado pelo Papa Francisco para toda a Igreja, o Serviço Diocesano de Animação Missionária desta Diocese e em articulação com as OMP – Obras Missionárias Pontifícias, disponibiliza algumas propostas para que em todas as paróquias da nossa Diocese possa haver tempos e espaços de interpelação e vivência missionária.

– Guião missionário “Batizados e enviados: a Igreja de Cristo em missão no mundo” com interpelações, testemunhos, reflexões, orações, celebrações que poderão ser usadas em diversos momentos e com diferentes grupos paroquiais e arciprestais;

– Dia Mundial das Missões e Encerramento do Ano Missionário Extraordinário que se celebra a 20 de outubro, em Fátima

–  Mensagem do Papa Francisco o Dia Mundial das Missões.

Outras ações para o ano 2019/20 do Serviço Diocesano de Animação Missionária:

Voluntariado Missionário

Sessão de Esclarecimento do Voluntariado Missionário no dia 23 de outubro, quarta-feira, pelas 21h no CUFC para todos aqueles que sintam o desejo de conhecer melhor o trabalho de voluntariado missionário e que, após um ano de formação, estejam dispostos a partir em missão por um período superior a um mês.

Animação missionária

Durante o mês de outubro, e por várias paróquias da nossa Diocese, participaremos em diversas Eucaristias com testemunhos de jovens e adultos que fizeram experiência de voluntariado missionário este ano, sendo que também ao longo do ano estaremos disponíveis para encontros de animação e sensibilização missionária nas paróquias e nos grupos, pelo que podem contactar-nos através de sdam@diocese-aveiro.pt

Infância Missionária

Este ano será dedicado ao continente Americano, à cor vermelha e ao desafio “Partilhar – Vida e Missão”; ao longo do ano estaremos disponíveis para ajudar a formar novos grupos de Infância Missionária nas paróquias e/ou dinamizar encontros pontuais pelo que podem contactar-nos através de infancia.sdam@diocese-aveiro.pt

Vigília de Oração pelas missões

Em princípio teremos, no dia 26 de outubro, a Vigília de Oração pelas missões, em hora e local ainda a definir em que faremos, também, o encerramento diocesano do Ano Missionário e do Mês Missionário Extraordinário.