Seg. Mai 6th, 2024

Texto de apresentação da revista Igreja Aveirense

Ano XVII | Julho a Dezembro de 2021

O 2º semestre do Programa Pastoral 2021 evidencia o ambiente novo que a Igreja diocesana está aa viver em comunhão com toda a Igreja Católica. Ambiente marcado por um tempo de viragem e de edificação de um novo mundo, em que a importância dos planos pastorais se reveste-se de novos contornos. Por isso não se podem desligar da metamorfose cultural que acontece vertiginosamente no mundo que habitamos.”Da capacidade e envolvimento de cada um de nós dependerá a edificação das paróquias, dos arciprestados, da Diocese”, afirma o nosso Bispo, que, na diocese e fora, realiza uma importante missão pastoral. .

“Vamos voltar ao que era antes ou vamos refazer a nossa ação pastoral?”, pergunta lançada pelo coordenador da pastoral diocesana, P. Licínio Cardoso, na sessão de lançamento da caminhada sinodal. A resposta é dada pelo recurso a termos como dinâmica sinodal, recomeço, participação, de irmos juntos, de escuta e diálogo, de mudança e conversão, de escuta do Espírito.

O segredo da vitalidade e fecundidade pastorais, afirma Tomás Halik, consiste sobretudo nos esforços de unir três pilares do serviço pastoral: primeiro, cultivar uma fé refletida, capaz de um diálogo com a sociedade impregnada de indiferença religiosa; segundo, cultivar um constante crescimento pessoal espiritual, uma cultura de abordagem contemplativa à vida; terceiro, cultivar o compromisso dos cristãos na sociedade civil.

«Igreja Aveirense» agrupa e publica textos diversos dos agentes pastorais da nossa diocese, com particular destaque para o magistério de D. António Moiteiro: mensagens, cartas e notas pastorais, homilias, decretos de nomeações, textos vários. Recolhe e conserva para memória histórica e talvez fonte de inspiração para algum investigador de história da diocese, contributos vários dos órgãos apostólicos e pastorais. Insere, em jeito de memória e homenagem, fotografias de pessoas que se destacaram e suas obras de formação. Dá voz a notas breves, pelo seu valor e oportunidade.

«Igreja Aveirense» deixa ainda em registo narrativo e testemunhal “olhares diferentes”, mas convergentes, da pessoa e do ministério pastoral de D. António dos Santos, registo que, à maneira de poliedro, realça o seu pregão inicial “Verdade e Amizade”.

A equipa redatorial