Seg. Mai 6th, 2024

A obra Madre Maria Teresa do Menino Jesus, uma biografia orante é apresentada no próximo dia 23 de fevereiro, quarta-feira, pelas 21h30 no CUFC. As receitas apuradas com a venda da obra têm como destino o Mosteiro recentemente fundado em Timor.

Com o apoio da Comissão Diocesana da Cultura, a obra será apresentada pelo autor acompanhado de concerto temático pelos Carmeli Voces Ensemble

Gustavo Borges nasceu em 1993 e é natural de Leça da Palmeira, no concelho de Matosinhos (Diocese do Porto).

Encontra-se a terminar a licenciatura em Direito pela Faculdade de Direito e Ciência Política da Universidade Lusófona do Porto.

Membro fundador, em 2020, da Associação Cultural Cum Corde Cantate, sediada no concelho de Caminha (Diocese de Viana do Castelo), da qual faz parte um Coro com o mesmo nome, dedicado à composição, interpretação e divulgação da Música Litúrgica e Sacra, no âmbito de projetos celebrativos, culturais e artísticos. Ultimamente, tem vindo a desenvolver uma série de estudos e investigações em torno da história e espiritualidade da Madre Maria Teresa do Menino Jesus (1905-1975), num projeto que integra as comemorações jubilares do cinquentenário da sua Fundação Monástica na Diocese de Leiria (Monte Real, 1972-2022) e da sua morte (1975-2025). Integra os Carmeli Voces Ensemble, que desempenha o seu serviço litúrgico e artístico, no âmbito da Música, na igreja de Nossa Senhora do Carmo, na cidade do Porto. Dedica-se, também, ao comentário à Liturgia (compêndio de publicação futura).

Este Devocionário, que reveste também a forma de uma pequena Biografia, bebe de três fontes elementares: o apaixonante testemunho de vida da Madre Maria Teresa do Menino Jesus, OSC (1905-1975), que em nós despontara todo o interesse e atenção;

de seguida, o profundo estímulo de Santidade que Deus nos dá através da sua história e de toda a obra espiritual e patrimonial que ela nos legou; por último, o maior suporte deste trabalho; um enorme tesouro, se quisermos: o livro «Uma só coisa importa: Amar!», da autoria da Irmã Maria do Rosário Franquinho Gaspar, OSC, sua biógrafa, que muito se esforçou para consolidar e documentar, ao longo de respeitáveis páginas, aquele que é o “Livro da Vida” da Madre Teresa.

«A Madre Maria Teresa nasceu a 25 de Novembro de 1905. Teve como berço uma família cristã, cuja conduta a marcou. Aí bebeu os mais nobres valores que a alimentaram por toda a vida. Aí aprendeu a amar a Deus no próximo. Aí aprendeu a verdadeira liberdade, que a levaria a dar um dos mais ousados passos que uma jovem pode arriscar….»

Irmã Maria do Rosário Franquinho Gaspar, OSC, em “Uma só coisa importa: Amar”