Sex. Jan 30th, 2026

As Jornadas do Clero das Dioceses do Centro de 2026 iniciaram esta manhã com palavras de D. Virgílio Antunes, bispo de Coimbra e vice-presidente da Conferência Episcopal, que afirmou serem dias de “ânimo e entusiasmo” para o clero das seis dioceses.

“No início deste encontro de formação, deixar palavra de ânimo e entusiasmo a todos e a cada um para que aceitemos de coração aberto a feliz vocação a que somos chamados”.

Depois, D. Virgílio Antunes citou o “dinamismo sinodal que se desenvolve na Igreja universal” e com repercussões na vida das dioceses e comunidades.

Olhando o tema das jornadas, “Conversão das relações: da comunhão à missão”, o bispo de Coimbra indicou que “todos precisam de dar continuidade ao processo de evangelização ou de missão, para anunciar de forma feliz a Boa Nova”.

“Nós, ministros ordenados, somos o rosto visível, quase material a físico da Igreja. Tem de existir um caminho de renovação das relações, da relação com Deus, e relações humanas, dentro e fora da comunidade”, referiu. Este tempo de formação, que termina dia 29 de janeiro, D. Virgílio Antunes considera necessário à vocação de cada um.

“Sem estes momentos, sem percurso formativo, corremos o risco de ficarmos estagnados no tempo, e isso não vai ajudar””, alerta.

No encontro vão estar presentes os oradores Dario Vitali e Alphonse Borras, dois dos maiores peritos da atualidade sobre a dimensão sinodal, e ao tema da última tarde, o burnout com Margarida Neto, médica psiquiatra, e com Emilio Lavaniegos González, membro da Irmandade dos Sacerdotes Operários Diocesanos e atualmente diretor da Residência Mosén Sol, que oferece apoio a sacerdotes que enfrentam dificuldades.

As noites serão de convívio, na primeira reunidos por diocese, e, na segunda, o serão vai ser animado pelo padre João Paulo Vaz, sacerdote da diocese de Coimbra, onde a “música vai ser a tónica para o encontro e a oração” .

O Documento Final do Sínodo sobre a sinodalidade faz apelo a “uma verdadeira conversão das relações” (DF,50) e é nessa linha que surgem estas jornadas sob o título “Conversão das relações: da comunhão à missão”.

Para ajudar a refletir sobre este tema vão estar presentes alguns dos maiores especialistas mundiais destas áreas. Para praticar a sinodalidade haverá reflexão em grupo seguindo a metodologia “Conversações no Espírito”.

As Jornadas de Formação do Clero das Dioceses do Centro envolvem as dioceses de Aveiro, Coimbra, Guarda, Leiria-Fátima, Portalegre-Castelo Branco e Viseu, decorrem em Fátima, nos dias 27 a 29 de janeiro, com o tema “Conversão das relações: da comunhão à missão”.

Comunicação – Jornadas | comunicacaojornadasdioccentro@gmail.com