Qua. Mai 1st, 2024
Notícia e imagem recolhidas da Agência Ecclesia

O bispo de Aveiro vai presidir à Eucaristia da Solenidade do Corpo de Deus, com bênção à cidade e diocese, esta quinta-feira, 11 de junho, a partir das 19h00, na Sé.

Na informação enviada hoje à Agência ECCLESIA, a Diocese de Aveiro explica que D. António Moiteiro vai presidir à Missa do Santíssimo Corpo e Sangue de Cristo na Sé e, devido à situação atual da pandemia do Covid-19, cada paróquia celebra o Corpo de Deus nas suas realidades.

Após a Eucaristia, que começa às 19h00, o bispo de Aveiro abençoa à cidade e a diocese com o Santíssimo, num dia que é feriado nacional em Portugal.

A solenidade litúrgica do Corpo e Sangue de Cristo começou a ser celebrada há mais de sete séculos e meio, em 1246, na cidade de Liège, na atual Bélgica, tendo sido alargada à Igreja latina pelo Papa Urbano IV através da bula “Transiturus”, em 1264, dotando-a de missa e ofício próprios.

Na origem, a solenidade constituía uma resposta a heresias que colocavam em causa a presença real de Cristo na Eucaristia, tendo-se afirmado também como o coroamento de um movimento de devoção ao Santíssimo Sacramento; teria chegado a Portugal provavelmente nos finais do século XIII e tomou a denominação de festa de Corpo de Deus.

Esta exultação popular à Eucaristia é manifestada no 60.° dia após a Páscoa, uma quinta-feira, ligando-se assim à Última Ceia, de Quinta-feira Santa.

Só durante a Idade Média se regista, no Ocidente, um culto dirigido mais deliberadamente à presença eucarística, dando maior relevo à adoração; no século XII é introduzido um novo rito na celebração da Missa: a elevação da hóstia consagrada, no momento da consagração.

No século XIII, a adoração da hóstia desenvolve-se fora da Missa e aumenta a afluência popular à procissão do Santíssimo Sacramento.

A “comemoração mais célebre e solene do Sacramento memorial da Missa” (Urbano IV) recebeu várias denominações ao longo dos séculos: festa do Santíssimo Corpo de Nosso Senhor Jesus Cristo; festa da Eucaristia; festa do Corpo de Cristo. Hoje denomina-se solenidade do Corpo e Sangue de Cristo, tendo praticamente desaparecido a festa litúrgica do “Preciosíssimo Sangue”, a 1 de julho.

CB/OC