• 234 377 430
  • comunicacao@diocese-aveiro.pt
catequese
“Passos que nos levam a Jesus”

“Passos que nos levam a Jesus”

Caminhada de Advento – 2024

Esta caminhada espiritual serve-se do simbolismo de diferentes tipos de calçado com o propósito de ajudar a viver este o período do Advento, Natal e Epifania, lembrando que Deus caminha connosco em cada passo da nossa jornada.

A vida é caminho para nós, cristãos. Neste início de Advento, a Igreja, põe-se a caminho e convida todos a peregrinar com a certeza de que Deus caminha connosco. No tempo de Advento, a comunidade cristã celebra, representa e revive a espera da vinda do Senhor na humildade da condição humana. O presente atualiza a vinda do Emanuel e prepara-nos para acolher o futuro da vinda gloriosa do Senhor.

O Advento não é só um tempo, mas também uma atitude profunda perante a vida, as pessoas, o mundo… O autêntico Advento é o que cultiva e desenvolve a esperança, é o que acende todas as lâmpadas da espera, é o que abre todos os ouvidos da escuta, é o que provoca a inteligência para uma leitura com discernimento dos sinais dos tempos, é o que dispõe cuidadosamente a pessoa no seu todo para o acolhimento do Salvador.

Neste sentido, esta caminhada de Advento salienta a experiência de peregrinação por estradas e caminhos, centrando-se na experiência do que levamos calçado, ou seja, do tipo de sapato adequado a cada chão, a cada tipo de caminho.

A partir da Palavra de Deus que a Igreja nos propõe para os domingos do tempo de Advento-Natal-Epifania, vamos iluminar os caminhos concretos que percorremos na vida.

– RECONHECER nos passos que damos a presença de Deus que caminha connosco.

 Decoração do Espaço:

– Painel evolutivo

– Caixa onde se colocam os vários tipos de calçado personalizados pelos catequizandos ou membros da comunidade. 

– Caminhada – texto completo
Caminhada – apresentação
Painel completo
Painel – imagem base
Painel – peças para completar
Para a catequese

01/dez1º Domingo do Advento
Texto Bíblico“Senhor, vos faça crescer e abundar na caridade” (1 Ts 3,12)
SímboloSandálias novas
Tema“Deus cuida do nosso caminhar”
EnquadramentoAo iniciar um novo ano litúrgico temos de estar preparados para todos os desafios que isso implica. Tal como, ao usar uma “sandália nova”, por mais bonita e agradável que nos parece, por vezes, necessitamos de algum tempo de habituação. Queremos nesta semana, com os olhos fixos no Deus que caminha connosco, “habituar-nos” a este contínuo caminhar, onde a caridade é a marca do cristão.
Dinâmica Comunitária• Colocar no painel a peça da “sandália nova” (1) • Cada pessoa escreve na sandália uma graça recebida • Criar um “caminho de luz” com velas em torno do painel (1 velas por semana) • Colocar na caixa que esta em frente ao painel com “sandálias novas”
Desafios por Grupo*Crianças: Decorar “sandálias novas” em papel com desenhos de graças recebidas, *Adolescentes/ Jovens: Visitar idosos e registar suas histórias de fé; * Famílias: Criar uma sandália familiar (com o material variados) em que durante a semana cada um vai registando as suas bênçãos diárias.
 
08/dez2º Domingo do Advento
Texto Bíblico”Não temas…” (Lc 1,30)
SímboloBotas de peregrino
Tema“Anunciadores da Boa Nova”
EnquadramentoQuando nos fazemos ao caminho, que como dissemos na semana anterior, pode ser desafiador necessitamos de um calçado forte e resistente, que nos permita vencer os obstáculos, e deste modo sermos anunciadores da Boa Nova de Cristo. Nesta semana robusteçamos a nossa fé, “calçando a bota do peregrino”, e escutando a voz de Cristo que caminha connosco e que nos diz “não tenhas medo” Eu estou contigo.
Dinâmica Comunitária• Colocar no painel a peça “botas de peregrino” (2) • Colocar na caixa que esta em frente ao painel as suas “botas de peregrino”;
Desafios por Grupo* Crianças: Decorar a “bota de peregrino” com as características daquele (a) que vai / está em missão. * Adolescentes/ Jovens: Momento de partilha de testemunhos de peregrinos / ou envolvidos em ações missionárias. * Famílias: Criar uma “bota” onde registamos “o rosto” daqueles que encontramos no caminho e nos ajudaram a crescer e a encontrarmo-nos com Cristo.
 
15/dez3º Domingo do Advento
Texto Bíblico“Mestre, que devemos fazer?” (Lc 13,12)
SímboloChinelo
Tema“Servir como Jesus”
EnquadramentoTantas vezes nos questionamos sobre o que fazer para “agradar” a Deus e esquecemo-nos que um dos caminhos é a simplicidade. Não é preciso um calçado vistoso e com muitos floreados para nos pormos a caminho em direção a Ele. Nesta semana, atrevamo-nos a calçar o chinelo da simplicidade e da alegria, mostrando assim a nossa disponibilidade para sermos companheiros de caminho.
Dinâmicas Específicas• Colocar no painel a peça “chinelo” (3) • Colocar na caixa que esta em frente ao painel os “chinelos”;
Desafios por Grupo*Crianças: Decorar “chinelo” com momentos em que auxiliei o outro; * Adolescentes/ Jovens: Sensibilizar para o compromisso com os vários serviços da Igreja. *Famílias: Fazer um cabaz para entregar nos Vicentinos e juntos entregarem o cabaz que prepararam
 
22/dez4º Domingo do Advento
Texto Bíblico“Maria levantou-se e foi apressadamente.” (Lc 1,39)
SímboloSapatilha
Tema“Prontidão ao chamamento”
EnquadramentoEsta quase, esta é a última chamada! Calcemos as sapatilhas que nos permitem “correr” este percurso que falta até ao nascimento de Cristo. Tal como Maria, não tenhamos medo das dificuldades do caminho, não arranjemos desculpas, e com um calçado confortável “corramos” para o presépio.
Dinâmica Comunitária• Colocar no painel a peça “sapatilha” (4) • Colocar na caixa que esta em frente ao painel a sua “sapatilha”;
Desafios por Grupo*Crianças: Montar o presépio em casa e decorar as “sapatilhas” com a características da personalidade se Maria *Adolescentes/ Jovens: Preparar uma vigília de oração *Famílias: Rezar o terço em família
 
25/dezNatal
Texto Bíblico“E o Verbo fez-se carne e habitou entre nós.” (Jo 1, 16)
SímboloPé descalço
Tema“O Verbo se fez carne”
EnquadramentoÉ hora de nos sentirmos em casa, de nos descalçarmos diante de Cristo e dos outros, e na intimidade do presépio, contempla-Lo e agradecer-lhe que viva entre nós.
Dinâmica Comunitária• Colocar no painel a peça “pé descalço” (5)
Desafios por Grupo* Famílias: Ceia de Natal com Jesus (colocar um prato na mesa para Jesus) e ir à Missa do Galo.
 
29/dezSagrada Família
Texto Bíblico“Revesti-vos de sentimentos de misericórdia…” (Col 3,12)
Símbolo“Pantufas de vários tamanhos”
Tema“Caminhando em família”
EnquadramentoAs pantufas, normalmente usadas em casa, dão-nos conforto e segurança, até porque os obstáculos, perigos, incertezas são menores do que na rua, por isso não temos sempre de olhar onde pisamos. Sabemos que não caminhamos sozinho, Cristo é o nosso leme, e aqueles que nos são mais próximos, a nossa família, também fazem este caminho connosco. Com ela partilhamos as alegrias e as vitórias e encontramos forças para superar as tristezas e obstáculos da vida. Neste domingo da sagrada família, agradeçamos a Deus a família que temos e coloquemos junto do presépio uma fotografia ou um símbolo da nossa família.
Dinâmica Comunitária• Bênção das famílias • Colocar no painel a peça “pantufas de vários tamanhos” (6)
Desafios por Grupo* Famílias: fazer uma atividade em família
 
05/janEpifania
Texto Bíblico“Regressaram a sua terra por outro caminho.”” (Mt 2,12)
Tema“Encontro com Jesus”
EnquadramentoEste tempo especial esta a chegar ao fim, mas tenhamos presente que o caminho que fizemos, com os diferentes tipos de calçado que fomos experimentando, nos permitiram aproximar de Cristo. Perguntemo-nos qual o calçado com que me senti mais desconfortável? O que tenho de continuar a trabalhar na minha vida para conseguir perceber que Deus caminha comigo? É hora de olhar para trás, avaliar o caminho percorrido e trilhar novos rumos, sempre com a certeza de Deus caminha comigo.
Dinâmica Comunitária• Distribuir cartão com a mensagem “E tu, por que caminho queres voltar?”

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *