Mensagem à Diocese
Caros sacerdotes
Caros diocesanos
No próximo dia 11 de maio, como tem sido amplamente divulgado, vamos celebrar, em festa diocesana, o jubileu dos 600 anos da nossa Catedral de Aveiro.
O Jubileu significa fazer festa, alegria, não apenas uma alegria interior, mas uma alegria que se manifesta também exteriormente. No jubileu fazemos memória da presença de Deus na vida da nossa Diocese e festejamos a comunhão com todos os que celebram e vivem a mesma fé em Cristo ressuscitado.
O Programa do encerramento já foi amplamente divulgado, mas quero lembrar apenas alguns momentos que considero importantes.
Dia 11 de maio – A partir das 14h00 fazemos festa e celebramos às 17h30 a Eucaristia na Praça Marquês de Pombal, sendo a concentração por arciprestados na Praça da República (junto da Igreja da Misericórdia).
Uma vez que a festa diocesana é sábado de tarde e todas as paróquias, sacerdotes, diáconos e agentes de pastoral são convidados a participar, na tarde desse dia não haverá Eucaristias vespertinas nas nossas paróquias.
Dia 12 de maio – Festa da nossa padroeira Santa Joana Princesa com celebração da Eucaristia às 10h00 na Catedral e procissão às 16h00. Este ano vem presidir o senhor Núncio Apostólico.
Dia 13 de maio – Encerramento do Ano jubilar com celebração da Eucaristia, às 19h00, na Catedral de Aveiro e o descerramento de uma placa alusiva ao acontecimento.
Conto convosco para juntos celebrarmos a nossa fé no Deus amor que caminha connosco e crescermos em comunhão uns com os outros.
Aveiro, 29 de abril de 2024.
+ António Manuel Moiteiro Ramos,
Bispo de Aveiro