• 234 377 430
  • comunicacao@diocese-aveiro.pt
catequese
Dia Diocesano do Catequista

Dia Diocesano do Catequista

O Departamento Diocesano da Catequese de Aveiro promoveu no último sábado, 20 de abril, no Seminário de Aveiro, uma jornada de reflexão e aprofundamento do Novo Itinerário Catequético.

Perante novas perspetivas e realidades da Catequese foram abordadas várias propostas que ajudaram os Catequistas a fazer caminho e a "abrir o coração para se realizar uma mudança de mentalidades".

O Padre José Henrique, da Diocese de Leiria-Fátima, explicou aos Catequistas as diferentes etapas do Itinerário de Iniciação à vida cristã das Crianças e dos Adolescentes com as famílias, aprofundando a beleza da experiência de cada uma delas.

Ainda durante a parte da manhã, os Catequistas tiveram a oportunidade de explorar de forma mais aprofundada o primeiro e o terceiro tempo do itinerário, correspondente ao Despertar da Fé, a primeira evangelização, orientado pela Elisabete Nunes e o Aprofundamento Mistagógico, o tempo da mistagogia, sob a responsabilidade do Padre José Henrique.

Durante a tarde, o Padre Paulo Alves, da diocese de Viana do Castelo, trabalhou com os Catequistas o segundo tempo do itinerário, Iniciação à Vida Cristã, um tempo de catequese integral, orgânica e sistemática e a Fátima Marques apresentou o quarto tempo, correspondente ao Discipulado Missionário. A encerrar esta jornada celebrou-se a Eucaristia, na Sé de Aveiro, presidida por D. António Moiteiro.

SDEC | Departamento da Catequese

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *