Oração de envio – Taizé 2024
ORAÇÃO DE ENVIO
Sábado 10.02.2024
Nada te turbe, nada te espante
Quem a Deus tem nada lhe falta
Nada te turbe nada te espante
Só Deus basta (bis)
Texto Bíblico: (Lc 19, 1-6)
Zaqueu, cobrador de impostos – Tendo entrado em Jericó, Jesus atravessava a cidade. Vivia ali um homem rico, chamado Zaqueu, que era chefe de cobradores de impostos. Procurava ver Jesus e não podia, por causa da multidão, pois era de pequena estatura. Correndo à frente, subiu a um sicómoro para o ver, porque Ele devia passar por ali. Quando chegou àquele local, Jesus levantou os olhos e disse-lhe: «Zaqueu, desce depressa, pois hoje tenho de ficar em tua casa.» Ele desceu imediatamente e acolheu Jesus, cheio de alegria.
Para refletir (silêncio)
- Quais são as tuas maiores dificuldades que te impedem de ver Jesus?
- Qual foi o maior desafio que tiveste de ultrapassar para poderes estar nesta viagem rumo a Taizé?
- Se Jesus passar por ti em Taizé e te disser: “hoje tenho de ficar em tua casa”, serás capaz de lhe abrir a porta? Terás coragem para te comprometeres e fazeres um plano de mudança de vida como Zaqueu?
- Cristo ressuscitado diz: «Olha que eu estou à porta e bato: se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, eu entrarei na sua casa e cearei com ele e ele comigo» (Ap 3,20). O que me ajuda a ouvir Cristo? O que significa para mim «abrir-lhe a porta»?
O que te custou mais deixar em Portugal? Será tudo fundamental ou também serão realidades que apenas te inquietam e preocupam e que poderias/deverias descartar?
§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§
“Não te desejo uma semana maravilhosa na qual tudo seja bom. Esse é um pensamento mágico, infantil e utópico. Desejo-te que te animes a olhar para ti e a amar-te tal como és.
Que tenhas o suficiente amor-próprio para enfrentar as descoberta menos positivas que possas fazer e a humildade para saber que há batalhas impossíveis de ganhar pelas quais não vale a pena lutar ou sofrer.
Desejo-te que possas aceitar que há realidades que não são modificáveis e que há outras que se saíres da queixa, poderás mudá-las. Que não te permitas os “não posso” e que reconheças os “não quero”.
Desejo-te que escutes a verdade e que a digas com plena consciência de que é só a tua verdade, não a do outro, porque também tens as tuas e isso anula a possibilidade de reclamação.
Que não te condenes porque, às vezes, te enganas; não és todo-poderoso!
Que cresças, até onde e quando queiras.
Não te desejo que esta semana te traga felicidade. Desejo-te que consigas ser feliz seja qual for a realidade que tenhas que viver; desejo-te que sejas capaz de iniciar o caminho da felicidade porque a felicidade está no caminho. Desejo-te que faças a descoberta de Jesus Cristo: Caminho, Verdade e Vida. ”
§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§
“Que maravilha! Deus não espalha a sua paz de forma mágica do alto do céu, mas através das nossas vidas. Ele deposita em nós a sua confiança. Ele convida-nos a sermos fermento de paz na massa da humanidade…” (Ir. Alois)
Pai Nosso
Avé Maria
Cantarei ao Senhor, enquanto viver, louvarei o meu Deus enquanto existir.
N’ Ele encontro a minha alegria, n’ Ele encontro a minha alegria.
Desejo de uma boa viagem e estadia para todos os Peregrinos, os Alunos de EMRC, Professores e restantes acompanhantes da Diocese de Aveiro bem como aos restantes participantes em Taizé.
DPE – Aveiro
Podes descarregar aqui em formato PDF