Foi assim o XVI Interescolas em Albergaria-a-Velha
XVI Interescolas Diocesano de EMRC | Diocese de Aveiro
30 de maio de 2017 | Albergaria-a-Velha
Foi em clima de festa que mais de 4000 alunos de EMRC da Diocese de Aveiro, oriundos da grande maioria das Escolas / Agrupamentos de Escolas e Colégios, celebraram mais um Interescolas Diocesano.
Sob o lema “(A)MARIA SEMPRE, os alunos, Professores e Assistentes operacionais que os acompanharam puderam experimentar a alegria do encontro, a simplicidades de gestos como a generosidade, o trabalho, a dedicação, baseados no exemplo de Maria, Mãe de Jesus.
Nesta aula diferente, os cerca de 4000 alunos foram surpreendidos com uma mensagem em vídeo deixada pelo Selecionador Nacional, Eng. Fernando Santos. O apelo a seguir e poder concretizar os sonhos foi a tónica do Selecionador, para que cada aluno, seguindo o exemplo de Maria, possa sentir-se um verdadeiro campeão.
Coube ao nosso Bispo, D. António Moiteiro, juntamente com o Sr. Presidente da Câmara de Albergaria, a Subdiretora em representação do Agrupamento de Escolas de Albergaria, os representantes das escolas participantes, revelar a obra construída para este Interescolas e que foi completada com as peças de madeira que cada escola envolvida trouxe.
O símbolo, um coração que queremos que esteja aberto ao mundo simboliza a nossa capacidade de amar todos e é suportado por uma barras, uma por cada escola/Agrupamentos de Escolas ou Colégio da Nossa Diocese. Esta obra tem no cimo uma coroa com esferas que associamos à coroa de Nossa Senhora.
Foi uma obra concebida em articulação com o Sr. Arquiteto da Câmara Municipal e que irá ficar no Município de Albergaria como recordação deste dia e da estreita colaboração entre a Câmara Municipal e a Diocese de Aveiro.
Após a apresentação do Teatro do Colégio de Calvão baseado no tema, os cerca de 4000 alunos saíram para as ruas da Cidade para manifestarem publicamente a sua alegria de serem alunos de EMRC enquanto íamos sendo brindados com uma largada de pombos, que pelo ar nos iam guiando, sempre sob a batuta dos Bombos de Aguada de Cima e de Sever do Vouga. A Cidade parou para os ver e para com eles sentir a força da juventude.
No Regresso ao espaço do Torreão, e sob um calor intenso, alguns colegas foram regando com “borrifos” de água os cansados caminhantes.
No palco já estavam a postos os intervenientes da tarde, os Talentos de Albergaria. É uma mostra dos talentos, dos esforços dos nossos alunos de EMRC que muitas vezes estão escondidos nas escolas, mas aqui são eles os verdadeiros artistas. E que bem que estiveram. Só faltava a presença em palco dos Professores de EMRC.
Os colegas organizadores prepararam uma surpresa para os restantes colegas e lá os puseram todos a dançar e a cantar. Momentos onde os alunos podem ver os seus Professores também a saber brincar. Foi muito bonito.
Ao mesmo tempo e em todo o espaço estiveram as tão famosas atividades radicais que fizeram as delícias dos mais pequenos e dos mais crescidos. Insufláveis, trampolim, parede de escala e o mais desejado slide, que sobrevoava os colegas que circulavam.
Debaixo da grande tenda sentimos que fomos todos acolhidos e assim poderíamos regressar às nossas escolas com um sorriso nos lábios e a poder dizer como se ouvia frequentemente: “Para o ano quero voltar, Sr. Professor”.
Obrigado a todos quantos colaboraram neste nosso Interescolas, os que organizaram, os que zelaram pela segurança, pelos acessos, pelo Bar “Bodas de Caná”, e por tantos que discretamente deram o seu melhor.
Assim vale a pena ter uma aula diferente, pois até o espaço ficou completamente limpo.
OBRIGADO.
O Responsável Diocesano de EMRC
Sérgio Martins