
Modelos de santidade, santos ao lado da porta
Em novembro de 2024 o Papa Francisco propôs que no dia 9 de novembro de cada ano, festa da Dedicação da Basílica de São João Latrão, se recordassem os testemunhos de santidade das diversas igrejas particulares. Não se trata de uma nova celebração litúrgica, mas de uma recordação dos exemplos de vida cristã que nos acompanharam. O dia escolhido, ao ser a Basílica de São João Latrão a sede do Bispo de Roma e, portanto, a “Mãe e Cabeça de todas as igrejas da Cidade e do Mundo”, dá uma tonalidade universal a esta recordação.
Dizia o Papa Francisco na carta que então escreveu: «Cada um pode reconhecer, em muitas pessoas que encontrou ao longo do caminho, testemunhas das virtudes cristãs, especialmente da fé, da esperança e da caridade: cônjuges que viveram fielmente o seu amor, abrindo-se à vida; homens e mulheres que, nas suas várias ocupações de trabalho, sustentaram as suas famílias e cooperaram na difusão do Reino de Deus; adolescentes e jovens que seguiram Jesus com entusiasmo; pastores que, mediante o seu ministério, infundiram os dons da graça sobre o santo povo de Deus; religiosos e religiosas que, vivendo os conselhos evangélicos, foram imagens vivas de Cristo esposo. Não podemos esquecer os pobres, os doentes, os sofredores que, na sua fragilidade, encontraram apoio no Mestre divino. Trata-se daquela santidade “diária” e “da porta ao lado” de que sempre foi rica a Igreja espalhada pelo mundo.
Todos eles são nossos amigos, nossos companheiros de caminho, que nos ajudam a realizar plenamente a nossa vocação batismal, mostrando-nos o rosto mais belo da Igreja, que é santa e mãe dos Santos» (Papa Francisco, Carta, 09/11/2024).
No encerramento da semana de oração pelos nossos seminários, peço aos reverendos párocos que na homilia da Eucaristia, própria da festa de S. João de Latrão, façam memória dos pastores que paroquiaram as nossas paróquias e de alguns leigos e consagrados que fora modelo de santidade nas comunidades paroquiais.
+ António Moiteiro, Bispo de Aveiro