
Primeira Profissão de Noviças Dominicanas
“Só Deus é a nossa esperança e a nossa força”
Teresa de Saldanha
D. António Moiteiro preside no próximo dia 15 de agosto, Solenidade da Assunção da Virgem Maria, à primeira profissão de sete Irmãs Noviças Dominicanas de Santa Catarina de Sena.
A celebração terá lugar na Sé de Aveiro, na eucaristia das 12h00, com transmissão em direto em www.diocese-aveiro.pt e em www.youtube.com/@dioceseaveiro

Identidade
Somos uma Congregação Religiosa apostólica, feminina, fundada por Teresa de Saldanha (1837 – 1916), no século XIX, em Portugal, incorporada na Ordem Dominicana, tendo como protetora e modelo no seguimento de Jesus, Santa Catarina de Sena.
Teresa de Saldanha foi a primeira mulher fundadora, em Portugal, após a extinção das Ordens Religiosas, de 1834. Sentiu a urgência de fazer algo pelo seu País que se encontrava numa época difícil, de hostilização à Igreja. Ao fundar uma Congregação, em 1868, quis restaurar a Vida Religiosa em Portugal.
As Irmãs Dominicanas, na busca do Absoluto, incarnam a contemplação e a ação, numa atenção permanente aos apelos de Deus no mundo. Para tal incorporam os elementos fundamentais do carisma dominicano: a oração, a vida fraterna em comunidade, o estudo e o apostolado.
Espiritualidade
A Espiritualidade da Ordem de São Domingos, escolhida e assumida pela Venerável Madre Teresa de Saldanha, alicerça o modo de vida das Irmãs no seguimento de Cristo e na ação apostólica.
Como Dominicanas de Santa Catarina de Sena, o fundamento da nossa consagração religiosa concretiza-se na vida fraterna em Comunidade, na oração, no estudo e na missão.
Fazem também parte da sua vivência os aspetos evangélicos que mais caracterizam a espiritualidade da Venerável Madre Teresa de Saldanha:
A busca da vontade de Deus como núcleo central de onde emergem todas as facetas da espiritualidade e da obra evangelizadora;
O seguimento de Jesus como único caminho a percorrer, como a verdade a proclamar e a vida a viver;
a aceitação da Cruz como Jesus, com grande espírito de fé, com confiança e fortaleza perante as contrariedades da vida, as dificuldades e o sofrimento.
Em tudo fazer o bem sempre conscientes de que a iniciativa, a luz, o projeto e a força vêm do próprio Deus.
Em Aveiro
Na nossa diocese, as Irmãs Dominicanas [Irmãs idosas e Noviciado Internacional] estão presentes na Casa de Santa Joana Princesa, Bairro de Santiago – 234 422 692 – idscs.aveiro@gmail.com.
Saiba mais sobre a Congregação das Irmãs Dominicanas de Santa Catarina de Sena em https://dominicanas-scs.pt/