Beata Joana de Portugal

A Beata Joana de Portugal, filha do rei D. Afonso V, nasceu em 6 de fevereiro de 1452. Aos 20 anos, após rejeitar vários pretendentes reais e decidida a ser «esposa» só de Jesus Cristo, recolheu-se ao Convento de Odivelas, de onde passou para o Convento de Jesus, em Aveiro. Na vida conventual praticava uma vida de penitência e de assistência aos mais desfavorecidos. Faleceu aos 38 anos, no dia 12 de maio de 1490, dia da sua festa litúrgica. Em 1693, foi beatificada pelo papa Inocêncio XII.

Coroa real e coroa de espinhos
Filha de D. Afonso V, rei de Portugal, tem a coroa como sinal da sua identidade real, mas a coroa de espinhos marca a sua vida cristã porque, desde menina, procurou praticar sempre o desprendimento das grandezas da corte e das vaidades do mundo, e nutriu uma profunda piedade e vida interior, na sincera devoção à paixão de Cristo e na desinteressada caridade a favor dos pobres.

Deus de infinita bondade, que,
entre os prazeres da corte e os atrativos do mundo,
fortalecestes a Bem-aventurada Joana de Portugal
com a virtude da constância,
fazei que os vossos fiéis, nomeadamente os jovens,
superando a sedução dos bens terrenos,
aspirem sempre aos bens celestes.
Por Cristo, nosso Senhor.
Ámen.

ENCONTRO ‘JOANA DE PORTUGAL MORA AQUI’

O encontro “JOANA DE PORTUGAL mora aqui”, criado pela equipa de Programação do COD em parceria com a Causa da Canonização da Beata Joana de Portugal, tem como principal premissa levar cada jovem da Diocese de Aveiro a conhecer uma pequena perspetiva de vida da Princesa Santa Joana, e igualmente, estimular a comunhão e o entusiasmo pela história da Padroeira da nossa Diocese.

Pela sua própria natureza, Joana é um exemplo de caridade e de amor à sua comunidade, alicerçada, na sua convicção religiosa, que fez contrariar os tesouros da realeza a um cantinho no pobre Convento de Jesus, em Aveiro.

A vida da Princesa Santa Joana, as suas histórias, curiosidades, enigmas e ‘milagres’ são por si só um bom anúncio para os Jovens da atualidade, que vivem um caminho rumo ao maior encontro de juventude do mundo – a Jornada Mundial da Juventude 2023.

O Guião e os Materiais de apoio encontram-se aqui:

• GUIÃO – link
  • PASTA COM SUBSÍDIOS – link

ROTA ‘JOANA DE PORTUGAL MORA AQUI’

No âmbito da Jornada Mundial da Juventude 2023, a Princesa Santa Joana foi nomeada como Patrono desta Jornada. Padroeira da cidade e da Diocese é indiscutível a importância para os aveirenses e para toda a comunidade diocesana.

Com o objetivo de dar a conhecer a vida de Joana às camadas mais jovens, nasce a “Rota Joana de Portugal”. A iniciativa é constituída por 14 postos distribuídos pelos 9 arciprestados da Diocese, que inclusivos e de fácil acesso estão disponíveis a partir de 06 de fevereiro (data de nascimento de Santa Joana).

Através desta rota é possível encontrar no terreno dados sobre a nossa Princesa, conhecermos factos reais e curiosidades, bem como experienciar o culto a Santa Joana Princesa.

Vive connosco esta Rota:

Manual Utilização da APP > link