O Serviço de Vocações, Acolhimento e Formação Espiritual tem como uma das suas missões que toda a pastoral diocesana tenha uma consciência vocacional, como referem os estatutos para este serviço aprovados diocesanamente. Neste sentido, este Serviço propõe a criação de um órgão de Conselho, que possa servir de espaço de consulta e de acompanhamento às várias estruturas diocesanas, com o objectivo de procurar avivar a consciência vocacional e fomentar a formação espiritual.
De facto, cada sector da pastoral da Igreja tem uma relação própria com uma vocação específica, pelo que a Pastoral Vocacional deve ter uma relação estreita com cada sector, enquanto realidade que unifica a acção[1]. A Pastoral vocacional realiza a mediação da Igreja, a partir da evangelização de toda a comunidade eclesial, no cuidado de todas as vocações. Assim a sua atividade é:
- Não separada, mas ligada ao conjunto da pastoral;
- Não genérica, mas atenta às vocações específicas;
- Não unilateral, mas sensível a todas as vocações;
- Não marginal, mas central pois assume o dinamismo fundamental da vida eclesial, que é a vocação.
É urgente que se estruture uma vasta e capilar pastoral das vocações que envolva as paróquias, os centros educativos, as famílias, que descubra que o centro da vida está na resposta que se dá ao chamamento de Deus. Redescobrir este centro de vida é fazer renascer as dinâmicas mais profundas da fé cristã, que dá resposta ao sentido de vida e à busca pela verdade, abrindo ao transcendente, à disponibilidade para chamar e à liberdade de entregar definitivamente a vida[2].
O nosso objectivo é poder chegar a todos e por isso propomos que façam parte deste Fórum Vocacional Diocesano, com um representante de cada grupo:
- Secretariado da Educação Cristã, nomeadamente:
- Departamento da Pastoral Juvenil
- Departamento da Catequese de Infância e de Adolescência
- Ensino de EMRC nas Escolas
- Secretariado da Liturgia
- Secretariado da Pastoral Familiar
- Secretariado da Pastoral Social
- Corpo Nacional de Escutas
- Seminário de Santa Joana Princesa
- Serviço de Animação Missionária
- CIRP
- CUFC – Pastoral Universitária
De seguida, apresenta-se uma pequena reflexão sobre a articulação entre pastoral vocacional e cada pastoral específica.
[1] Mario Oscar LLANOS, Servire le vocazioni nella Chiesa. Pastorale Vocazione e pedagogia della vocazione, LAS-ROMA, 2005, p. 231.
[2] CEP, Bases da pastoral vocacional, n. 31.