4. As Quintas

4. As Quintas

4.1. Quinta da Boa Vista – Verdemilho

           
A Quinta da Boa Vista aparece referida em documentação.
Propriedade do Dr. Agostinho Fernandes Melício [71] casado com D. Felicidade Augusta Meireles Monteiro de cujo pai o Dr. Gonçalves Meireles Monteiro das Ribas havia mandado edificar. A Quinta da Boa Vista é uma das propriedades mais formosas dos arredores de Aveiro, composta de habitação no alto com seu jardim em cascata de grutas, arvoredos e fontes.
Em 8 de Julho de 1914, D. Felicidade Augusta Meireles Monteiro Melício, após a Lei de Separação do Estado da Igreja, lei que espoliou parte dos imóveis pertencentes à Paróquia, requer à Comissão Jurisdicional dos Bens Cultuais o aforamento do passal de Verdemilho, propriedade circundante da demolida Igreja Matriz. [72]

4.2. Quinta do Ribeiro – Verdemilho

A Quinta do Ribeiro fica situada em Verdemilho, no caminho que vai para o cais do Eirô. Como referência passada temos um registo de óbito de 29 de Setembro de 1853, dando-nos conta que faleceu na sua Quinta do Ribeiro, em Verdemilho, o ilustre aveirense Dr. José da Silva Melo Soares de Freitas, que, tendo emigrado para o Brasil, foi insigne advogado no Rio de Janeiro. [73]
Hoje, a Quinta do Ribeiro é propriedade de D. Maria Alice Maia Canha dos Santos, casada com o Sr. João dos Santos proprietário do conhecido concessionário da Fiat em Aveiro, recentemente falecido. D. Alice herdou esta propriedade de seu avô, Manuel Simões Maia do Miguel, nascido no Bonsucesso a 30 de Agosto de 1880, presidente da Junta de Freguesia de Aradas [74] que falecendo a doou a sua mãe D. Maria Vieira da Maia, a filha mais velha de quatro irmãos. Manuel Simões Maia do Miguel teve mais três filhos, dois rapazes, Gilberto e Germano e uma rapariga de nome Aida. D. Maria Vieira da Maia faleceu em 20 de Janeiro de 1990. Compõe-se casa de primeiro andar com casas de lavoura anexas e área de jardins onde quatro fontes com nichos setecentistas, um dedicado a Santo António, transportam água para grande tanque, ou piscina de lazer, antes de confluírem para o esteiro do Eirô e braço da ria, que delimita este complexo habitacional da parte do sul, proporcionando um horizonte sobre as marinhas da ria inigualável.
D. Maria do Carmo de Abreu da Gama e Melo [75], avó de Alberto Souto pelo lado materno, pertencia a uma das famílias nobres aveirenses, referidas por Rangel de Quadros, mais concretamente à família dos Monteiros, que casou com o Dr. António Ferreira Souto de Angeja.

4.3. Quinta do Torreão – Verdemilho

A Quinta do Torreão situa-se em Verdemilho. É referida como propriedade dos antepassados de Manuel Firmino Almeida da Maia, que ali viveu com mãe depois da morte de seu pai, falecido Avanca em 1849. Custódio de Sousa Maia, avô materno de Manuel Firmino terá deixado esta quinta a sua filha, Ana Margarida de Jesus.
Em 1914 é descrita como Casa da Quinta do Torreão propriedade na Rua da Igreja de Diamantino Vieira Alexandre de Verdemilho.

4.4. Quinta da Torre

Quinta do conselheiro Joaquim José de Queirós e Almeida e Teodora Joaquina de Almeida avós do escritor José Maria Eça de Queirós.

4.5. Quinta dos Loiros ou Loureiro – Verdemilho

4.6. Quinta do Canha – Aradas

Casa alta de D. Maria Isabel que passou para propriedade dos herdeiros do Visconde de Valdemouro. Propriedade pertencente ao pai de D. Alice Maia Canha dos Santos.

4.7. Quinta do Forte – Bonsucesso

Casa construída pelo Dr. Alberto Souto e sua mulher Pompília, edificada em 1915 pelo projecto do Arquitecto Francisco da Silva Rocha, pelo Mestre de alvenaria André Vieira de São Bernardo falecido em 1934. Hoje está adaptada às funções de Arquivo Distrital de Aveiro.