III Domingo de Páscoa – Ano A
Mensagem dominical das paróquias de Torreira e São Jacinto
Neste III domingo da Páscoa a liturgia apresenta a experiência dos discípulos a caminho de Emaús. Enquanto caminham uma terceira Pessoa caminha com eles é “Jesus” mas os seus olhos estão impedidos de O reconhecer. Digo mais, estão tão focados em si mesmos e nos acontecimentos ocorridos em Jerusalém que Jesus explica-lhes as Escrituras e eles não param para pensar. Quantas vezes também nós caminhamos lado a lado com os outros e não prestamos atenção ao que eles nos dizem ou não procuramos entender quem são nem quais as suas histórias de vida? Esta é a realidade dos discípulos e também a nossa realidade estamos tão cheios de nós que dificilmente damos espaço ao outro. Não somos capazes de olhar frente a frente (olhos nos olhos). Naquele momento bastaria procurar saber quem era Aquele que caminhava com eles e talvez fossem capazes de reconhecer o Senhor. Apenas são capazes de O reconhecer à mesa quando recita a bênção e parte o Pão.
A liturgia de hoje faz-nos perceber que podemos reconhecer Jesus, na Sagrada Escritura (quando Ele lhes explicava as Escrituras, que podemos reconhecê-Lo naqueles que caminham connosco lado a lado, mas é sobretudo no Sacramento da Eucaristia que Jesus se tornou presente para nós.
A Leitura dos Actos dos Apóstolos, mostra (através da história de Jesus) como do amor que se faz dom a Deus e aos irmãos, brota sempre ressurreição e vida nova; e convida a comunidade de Jesus a testemunhar essa realidade diante dos homens.
A Leitura de São Pedro, convida a contemplar com olhos de ver o projecto salvador de Deus, o amor de Deus pelos homens (expresso na cruz de Jesus e na sua ressurreição). Constatando a grandeza do amor de Deus, aceitamos o seu apelo a uma vida nova.
O Evangelho de São Lucas, o texto que nos é proposto põe Cristo, vivo e ressuscitado, a caminhar ao lado dos discípulos, a explicar-lhes as Escrituras, a encher-lhes o coração de esperança e a sentar-Se com eles à mesa para “partir o pão”. É aí que os discípulos O reconhecem.
Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo Segundo São Lucas
Dois dos discípulos de Jesus iam a caminho duma povoação chamada Emaús, que ficava a sessenta estádios de Jerusalém. Conversavam entre si sobre tudo o que tinha sucedido. Enquanto falavam e discutiam, Jesus aproximou Se deles e pôs Se com eles a caminho. Mas os seus olhos estavam impedidos de O reconhecerem. Ele perguntou-lhes. «Que palavras são essas que trocais entre vós pelo caminho?» Pararam entristecidos. E um deles, chamado Cléofas, respondeu: «Tu és o único habitante de Jerusalém a ignorar o que lá se passou estes dias». E Ele perguntou: «Que foi?» Responderam Lhe: «O que se refere a Jesus de Nazaré, profeta poderoso em obras e palavras diante de Deus e de todo o povo; e como os príncipes dos sacerdotes e os nossos chefes O entregaram para ser condenado à morte e crucificado. Nós esperávamos que fosse Ele quem havia de libertar Israel. Mas, afinal, é já o terceiro dia depois que isto aconteceu. É verdade que algumas mulheres do nosso grupo nos sobressaltaram: foram de madrugada ao sepulcro, não encontraram o corpo de Jesus e vieram dizer que lhes tinham aparecido uns Anjos a anunciar que Ele estava vivo. Mas a Ele não O viram». Então Jesus disse-lhes: «Homens sem inteligência e lentos de espírito para acreditar em tudo o que os profetas anunciaram! Não tinha o Messias de sofrer tudo isso para entrar na Sua glória?» Depois, começando por Moisés e passando por todos os Profetas, explicou lhes em todas as Escrituras o que Lhe dizia respeito. Ao chegarem perto da povoação para onde iam, Jesus fez menção de ir para diante. Mas eles convenceram n’O a ficar, dizendo: «Ficai connosco, Senhor, porque o dia está a terminar e vem caindo a noite». Jesus entrou e ficou com eles. E quando Se pôs à mesa, tomou o pão, recitou a bênção, partiu-o e entregou-lho. Nesse momento abriram se lhes os olhos e reconheceram n’O. Mas Ele desapareceu da sua presença. Disseram então um para o outro: «Não ardia cá dentro o nosso coração, quando Ele nos falava pelo caminho e nos explicava as Escrituras?» Partiram imediatamente de regresso a Jerusalém e encontraram reunidos os Onze e os que estavam com ele, que diziam: «Na verdade, o Senhor ressuscitou e apareceu a Simão». E eles contaram o que tinha acontecido no caminho e como O tinham reconhecido ao partir o pão. Palavra da Salvação

Palavra de vida (Abril)
«Aspirai às coisas do Alto e não às coisas da Terra» (Cl 3, 2)
«O que são as “coisas do Alto”?», interroga-se Chiara Lubich. «São aqueles valores que Jesus trouxe à Terra e pelos quais se distinguem os seus seguidores. São o amor, a concórdia, a paz, o perdão, a integridade, a pureza, a honestidade, a justiça, etc. São todas as virtudes e riquezas que o Evangelho oferece. É com elas e por meio delas que os cristãos se mantêm na sua condição de ressuscitados com Cristo. […]
E como é que se consegue manter o coração ancorado no céu, quando vivemos no meio do mundo? Deixando-nos guiar pelos pensamentos e pelos sentimentos de Jesus, cujo olhar interior estava sempre voltado para o Pai e cuja vida refletia em cada instante a lei do Céu, que é a lei do amor»[3].
(Patrizia Mazzola)

Dias Abertos no Seminário de Santa Joana Princesa (Maio)
_Estes encontros são destinados para rapazes e raparigas, das 9h30 às 18h00.
_No dia 6 de Maio, para o Secundário e maiores de 18 anos;
_No dia 20 de Maio, para 7º, 8º e 9º ano;
_No dia 27 de Maio, para 5º e 6º ano.
_As inscrições devem ser enviadas para o e-mail do pré seminário (pre@seminarioaveiro.org)
Peregrinação Nacional de Acólitos a Fátima dia 1 de Maio
Vimos proceder à divulgação da Peregrinação Nacional de Acólitos em Fátima para que junto dos acólitos da V/Paróquia, se possam organizar fazendo a vossa inscrição junto do Serviço Nacional de Acólitos https://acolitos.liturgia.pt/peregrinacao/pereg_index.php.
O Secretariado Diocesano de Liturgia tem ainda em stock algum material (sweat e tshirt), conforme imagens que enviamos em anexo, disponível para aqueles que pretendam adquirir, devendo solicitá-lo através do email liturgia@diocese-aveiro.pt.
Os Grupos de Acólitos, de cada uma das Paróquias da Diocese, devem organizar-se pelos meios que julgarem mais convenientes para estarem presente na Peregrinação Nacional que terá início às 10h00m, no Centro Pastoral Paulo VI.
PROGRAMA NA DIOCESE – Semana das Vocações
| 23 de abril | proposta de texto sobre a vocação, para leitura no momento de pós comunhão nas missas na Diocese de Aveiro; |
| 24 a 27 de abril | partilha diária de vídeos vocacionais e testemunhos sobre a vivência das JMJ na descoberta da vocação; |
| 27 de abril | conversa online nas redes sociais sobre a vivência das JMJ e descoberta vocacional. |
| 27 de abril | Vigília de oração do Mosteiro Invisível Vocacional, na Sé de Aveiro, pelas 21h30. |
| 30 de abril | Profissão de votos perpétuos pela Ir. Irene, Dominicana, na Sé de Aveiro, pelas 10h30; |
ABERTURA DO ANO JUBILAR SÉ CATEDRAL DE AVEIRO
13 MAIO | 10H30
“A catedral de Aveiro, outrora Igreja do Mosteiro de Nossa Senhora da Misericórdia, ou de São Domingos, celebra, este ano, os 600 anos do início da sua construção e desde o ano passado comemoramos os 550 anos da chegada da Princesa Santa Joana à vila de Aveiro e da sua entrada no Mosteiro de Jesus. Aproveitando estas efemérides, vamos celebrar, entre 12 de maio de 2023 e 13 de maio de 2024, um Ano Jubilar, concedido pelo Papa Francisco, sob o lema: “Igreja de Aveiro peregrina na esperança”.