Vamos construir um Centro Social em Smila

Comemoramos hoje, 21 de setembro, o Dia Internacional da Paz estabelecido em 1981 e proclamado pela Resolução 55/282 adotada na Assembleia Geral da ONU a 28 de setembro de 2001.

As palavras apelativas do Papa Francisco na mensagem de celebração do 55.º Dia Mundial da Paz a 1 de janeiro de 2022 ecoam nos corações e consciência de cada um, “Em cada época, a paz é conjuntamente dádiva do Alto e fruto dum empenho compartilhado. De facto, há uma «arquitetura» da paz, onde intervêm as várias instituições da sociedade, e existe um «artesanato» da paz, que nos envolve pessoalmente a cada um de nós. Todos podem colaborar para construir um mundo mais pacífico partindo do próprio coração e das relações em família, passando pela sociedade e o meio ambiente, até chegar às relações entre os povos e entre os Estados.”

Somos chamados a ser artífices da paz, a intervir para minimizar o sofrimento de um povo vítima da guerra, um povo que vive exilado dentro do seu próprio país. Chegou-nos um apelo através do P. André da Igreja Greco-Católica a colaborar na Paróquia de Aradas, para apoiar a construção de sala de aulas para crianças deslocadas da guerra, no Centro Paroquial em construção em Smila, Ucrânia, na Paróquia dos Santos Apóstolos Pedro e Paulo, pertence à Arquidiocese de Kyiv.

De acordo com o orçamento apresentado, será necessária a quantia de 20.000 euros. Aceitamos este desafio conscientes dos tempos difíceis que vivemos. Acreditamos que com a colaboração de todos é possível fazer a diferença e transformar um gesto de solidário numa mensagem de esperança para estas crianças. Que o Senhor nos ajude a ser construtores de paz juntos dos que nos rodeiam e junto dos nossos irmãos que habitam na nossa casa comum.

Secretariado Diocesano da Pastoral Sócio Caritativa – Diocese de Aveiro