Comunicado #01 – 04 março 2022

04 MARÇO 2022

Face à situação de guerra na Ucrânia, à chamada que todos estamos a ter, e depois de reunião com o nosso Bispo, partilhamos convosco um conjunto de informações para uma melhor concertação da nossa ação enquanto Secretariado Diocesano da Pastoral Sócio Caritativa.

Donativos em dinheiro: como sabem, a Cáritas Portuguesa lançou recentemente uma campanha com o apoio da Conferência Episcopal Portuguesa. Devemos assim estimular a adesão dos interessados a esta campanha (IBAN PT50 0033 0000 01090040150 12 ou na Rede MB – Entidade: 22222; referência: 222 222 222. A nível diocesano, os contributos podem ser entregues na Cáritas de Aveiro.

Relativamente ao destino a dar aos bens doados: as entidades já vão conseguindo encaminhar os bens que têm sido recolhidos um pouco por toda a Diocese. Não obstante, informamos que foi decidida a colaboração em comunhão com a Igreja Ortodoxa Ucraniana de Aveiro a este nível, tendo a mesma um centro logístico de expedição no armazém sito na Avenida Europa nº 437, armazém G (atrás da estação de serviço Express), das 09h00 às 19h00. Poderão, caso assim o entendam, entregar os bens recolhidos pelas vossas instituições neste endereço. Os mesmos serão enviados através de transporte com autorização para entrar na Ucrânia, que os entregará às organizações civis já no interior do país. Se necessário, e para agendar as vossas entregas, entrem em contacto connosco; 

Natureza dos bens necessários para enviar para a Ucrânia: São importantes os seguintes bens, pelo que é aqui que devemos concentrar a nossa atuação:

  • Alimentos enlatados prontos a consumir;
  • Alimentos para bebés e crianças;
  • Águas e bebidas;
  • Medicamentos e material de enfermagem de todo o tipo;
  • Artigos de higiene pessoal.

Famílias de Acolhimento e Alojamentos: será necessário um grande esforço a este nível. Aqui seria muito importante conseguirmos identificar estas famílias ou alojamentos que possam ser disponibilizados. Para tal, iremos desenvolver uma base de dados com todos os casos identificados pelas nossas entidades, informando posteriormente dos mesmos o responsável pela logística da Igreja Ortodoxa Ucraniana de Aveiro.

Centros Locais de Apoio à Integração de Migrantes (CLAIM): será também importante, termos sempre presente a existência destes Centros Locais de Apoio especializados aos migrantes. Na área geográfica da Diocese de Aveiro existem os seguintes (contactos em https://plim.acm.gov.pt/plim/contactos/contactos-rede-claim): CLAIM Águeda; CLAIM Aveiro; CLAIM Aveiro – Universidade de Aveiro; Equipa Caleidoscópio – Aveiro; CLAIM Albergaria-a-Velha; CLAIM Oliveira do Bairro; CLAIM Sever do Vouga.

Diretora do SDPSC

Fernanda Capitão


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *